O helicóptero em miniatura Ingenuity Mars, da Nasa, conseguiu sobreviver sozinho à primeira noite na superfície de Marte.
Na cratera de Jezero, onde o equipamento pousou no último sábado (3), a temperatura durante a noite pode chegar a 90 graus Celsius negativos. O frio pode congelar e até quebrar componentes elétricos desprotegidos e danificar baterias necessárias para o voo.
Com baterias recarregáveis, o Ingenuity, que possui cerca de 1,8kg, conseguiu se manter aquecido na noite fria de Marte usando os próprios sistemas.
Até pousar na superfície do Planeta Vermelho, o helicóptero permaneceu preso à barriga do rover, recebendo energia do Perseverance, que aterrissou na cratera de Jezero em 18 de fevereiro. Para garantir que o painel solar no topo dos rotores do helicóptero pudesse começar a receber luz solar o mais rápido possível, o Perseverance foi instruído a se afastar do Ingenuity logo após implantá-lo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A sobrevivência do equipamento é um marco importante. Nos próximos dias, o Ingenuity será a primeira aeronave a tentar um voo motorizado e controlado fora da Terra. Ele conta com duas câmeras, além de sensores para auxiliar durante o voo.
O objetivo do helicóptero é testar formas de locomoção aérea em outro planeta, além de capturar fotos e vídeos de Marte sob outras perspectivas. O Ingenuity completará seus testes dentro de 30 dias marcianos. Um dia em Marte equivale a 24,6 horas da Terra.
Sondas em Marte
Somente neste ano, o Planeta Vermelho recebeu mais três sondas espaciais terrestres. A primeira a chegar foi a Hope (Esperança), dos Emirados Árabes Unidos. No dia 10 de fevereiro foi a vez da chinesa Tianwen-1 (Astronomia 1) e, no dia 18 de fevereiro, a norte-americana Perserverance (Perseverança). As três sondas, duas das quais levam rovers (veículos exploratórios), têm missões muito diferentes, mas com um objetivo comum: conhecer melhor o planeta.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<