Apesar de a pandemia estar entrando em uma fase de redução no número de casos de covid, a situação do sistema de saúde do Ceará ainda é muito grave. Segundo os dados do IntegraSUS, 960 pacientes com covid-19 ainda aguardam transferência para um leito da rede hospitalar. Esses dados foram atualizados na noite da última terça-feira (6).
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Destes, 550 são pacientes que aguardam uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 410 esperam uma transferência para uma enfermaria. Do total, 575 são pessoas com mais de 60 anos, que são grupo de risco para a covid e, por isso, estão em uma situação mais urgente.
Leia também | Confira a lista de pessoas agendadas para vacinação nesta quarta-feira (7)
A maior parte destas solicitações de leitos são da Capital: são 282 no total, com 194 para UTIs e 88 para enfermarias. Sobral é outro município com um cenário alarmante, com 57 pacientes à espera de um leito. Outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza também apresentam dados preocupantes na fila de espera por uma vaga:
- Maracanaú – 47 pacientes
- Maranguape – 25 pacientes
- Caucaia – 23 pacientes
- Horizonte – 23 pacientes
- Pacatuba – 20 pacientes
Os números desta terça-feira ligam um alerta quando se observa o aumento em relação à segunda-feira (5), quando o Ceará tinha 884 pacientes com covid na fila por um leito de UTI ou enfermaria. Estes dados do dia 6 são tão alarmantes quanto os que foram registrados há duas semanas, quando o IntegraSUS apresentava uma fila de espera de, também, 960 pessoas em todo o estado.
Números de leitos no Ceará
O sistema de saúde do Ceará vem ampliando rapidamente o número de vagas em UTIs e enfermarias para tentar atender a essa forte demanda causada pela segunda onda pandemia de covid-19. Somando com os leitos abertos na última segunda-feira no Hospital Regional Norte (HRN), o estado possui 4.836 vagas exclusivas para pacientes com covid-19. Segundo o governador Camilo Santana, a perspectiva é que o Ceará chegue aos 5 mil leitos nos próximos dias, quase 2 mil a mais do que no pico da pandemia em 2020.
E vamos seguir ampliando com outras unidades de campanha, no HGF e W. Alcântara, na capital; e no interior, em Juazeiro (HRC), Quixeramobim (HRSC) e Crateús (São Lucas). Conforme anunciei ontem, estamos em uma semana decisiva para a continuidade da redução dos índices da pandemia pic.twitter.com/WfZGheFg1B
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 5, 2021
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<