Ícone do site Portal GCMAIS

Fim do lockdown no Ceará: setores se preparam para reabertura na segunda-feira (12)

Novo decreto no Ceará: restaurantes são liberados nos finais de semana

Estabelecimentos poderão funcionar durante o dia, de segunda a domingo. Foto: Agência Brasil

O governador Camilo Santana anunciou o fim do lockdown no Ceará. Com o novo decreto, a flexibilização do funcionamento de setores econômicos é válida a partir de segunda-feira (12). Assim, serviços de alimentação fora do lar, shoppings, escolas e igrejas podem retornar o atendimento presencial, seguindo protocolos específicos que limitam o horário e capacidade de funcionamento.

“Vale lembrar que isolamento rígido vai continuar no final de semana, enquanto passarão a ser liberadas gradualmente algumas atividades comerciais de serviço, seguindo rigorosamente todos os cuidados contra a Covid-19”, explicou o líder do Executivo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o fim do lockdown no Ceará, os setores se preparam para as adaptações necessárias para a segurança e colaboradores, clientes e fiéis, no caso de igrejas.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Taiene Righetto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel– CE) afirmou que o fim do lockdown no Ceará, como foi estabelecido, ainda manterá o setor em crise, mas comemorou a inclusão na primeira fase da retomada. Para Righetto, o diálogo do Governo com o setor tem sido “respeitoso e honesto”, o que “tem feito a diferença” na crise. 

Publicidade

“A gente ainda vai passar uma semana muito sofrida, é um setor que está bastante fragilizado e o retorno de 20% é muito pequeno, frente ao desafio que esse setor, o maior empregador do Ceará, precisa. Mas a gente entende como uma sinalização positiva. Essa lembrança nos traz esperança para o retorno nas próximas semanas de uma maneira definitiva”, disse.  

Leia mais | Camilo inicia reabertura da economia, mas mantém isolamento rígido aos fins de semana

Para Andréa Sales, vice-presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE), o decreto deveria ter ser sido mais brando para o setor. “Entendemos que não existem problemas em abrir escolas. Portanto, poderíamos avançar para o retorno das atividades nas demais séries, principalmente na primeira e segunda série do Ensino Médio, onde os alunos estão há mais de um ano sem aulas presenciais”, detalhou. 

Leia mais | Câmara de Sobral discute auxílio emergencial de R$ 600 para igrejas

As igrejas e templos religiosos também foram autorizadas a retomar o funcionamento presencial com até 10% da capacidade. Entretanto, até o momento, a Arquidiocese de Fortaleza não comentou se vai reabrir as igrejas para as missas. Atualmente, os locais recebem um fiel por vez para confissões e outros atendimentos individuais.

Na última semana, o funcionamento dos templos foi alvo de um embate no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Kassio Marques autorizou a realização das cerimônias religiosas com a presença de público, mas o plenário do judiciário revogou a decisão.

Confira o vídeo:

Veja o que muda com o novo decreto:

– Com 25% da capacidade, comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), incluindo restaurantes seguindo esses horários;

– Escolas autorizadas a funcionar, com 35% da capacidade, a Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1o e 2o anos do Ensino Fundamental;

– Igrejas autorizadas com 10% da capacidade para atividades presenciais;

– Espaços públicos permanecerão fechados e teremos toque de recolher diariamente das 20h às 5h. Além disso, o isolamento social rígido será mantido aos fins de semana.

Em atualização

Sair da versão mobile