“O presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem de condolências a Sua Majestade”, diz o comunicado
Governo brasileiro emite nota de pesar por morte de príncipe Philip
O Ministério das Relações Exteriores emitiu nesta sexta-feira (9) nota oficial sobre a morte do príncipe Philip, marido da rainha britânica Elizabeth II.
Leia também | Lockdown no Ceará: decreto de flexibilização deve ser divulgado no sábado (10)
“O governo e o povo brasileiros solidarizam-se com a rainha Elizabeth II, sua família e o povo do Reino Unido neste momento de luto dos britânicos pela perda do duque de Edimburgo. O presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem de condolências a Sua Majestade”, diz o comunicado.
Figura-chave na família real britânica por quase sete décadas, o duque de Edimburgo, título nobiliárquico do príncipe, morreu aos 99 anos, segundo informou o Palácio de Buckingham mais cedo. Ele esteve ao lado da mulher ao longo de todos os 69 anos do reinado dela, o mais longo da história do Reino Unido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O príncipe, que ia completar 100 anos em 10 de junho, tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica por problemas cardíacos, e regressado ao Palácio de Windsor.
Funeral do príncipe Philip
O duque de Edimburgo, príncipe Philip Mountbatten, marido da rainha Elizabeth II e que teve sua morte anunciada nesta sexta-feira (9), já tem o funeral planejado – tradição da coroa inglesa, que planeja cerimônias fúnebres durante o período de vida de seus membros.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
O funeral de Philip deve acontecer no sábado (17) – 8 dias após o início do luto oficial da coroa britânica. A cerimônia será na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde Philip residia. O corpo de Philip ficará no mausoléu de Frogmore Gardens – área reservada para a aristocracia britânica.
Leia também | Vacinas contra Covid-19 e gripe não devem ser aplicadas conjuntamente, recomenda Ministério da Saúde
Após o enterro, espera-se que a Coroa institua luto oficial no país por 30 dias – período em que não haverá manifestações, compromissos ou tratativas reais públicas.
O discurso da rainha Elizabeth sobre a morte de seu companheiro é aguardado.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.