Profissionais da área de segurança em Fortaleza vão começar a receber a vacina contra covid-19 neste domingo (11). As doses serão aplicadas no Centro de Eventos e, assim como já vem sendo feito com outros grupos prioritários, a vacinação deve seguir a ordem de agendamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza.
Leia também | Campanha arrecada 1.500 cestas básicas para instituições sociais no Ceará
A lista nominal com todos os profissionais que receberão as doses no domingo já foi publicada pela Prefeitura de Fortaleza no Portal Coronavírus. Clique aqui para conferir.
Segundo o prefeito José Sarto, em uma publicação na última sexta-feira (9), a expectativa é que cerca de 1.500 pessoas deste grupo prioritário sejam beneficiadas com a primeira dose neste domingo. Esta fase da vacinação inclui profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadgcmaias na Capital.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Estes trabalhadores devem se cadastrar na plataforma Saúde Digital. Mas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os órgãos de segurança pública também devem enviar à Prefeitura uma relação com todos os agentes que estão aptos para esta fase de vacinação.
Prioridades entre profissionais da segurança
Conforme o Ministério da Saúde, entre os profissionais de segurança, são prioridades:
- Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
- Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
- Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
- Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Os demais trabalhadores da segurança que não se enquadram na lista devem aguardar o andamento da campanha nacional para receber a vacina. A nota do Ministério da Saúde detalha que não são prioritários os trabalhadores que exercem as seguintes atividades:
- Ações de apoio logístico ao PNO;
- Transporte de insumos para áreas com alto grau de contaminação;
- Ações de vigilância de fronteiras, espaço aéreo, espaço marítimo e controle de tráfego aéreo e marítimo;
- Apoio à ações de combate aos crimes transnacionais e ambientais. Demais militares.
Ceará supera meta inicial de cadastro para vacinação de profissionais da segurança
O Ceará tem 25.217 mil profissionais da segurança e salvamento, que atuam na linha de frente, cadastrados para receber a vacina contra a Covid-19. Destes, 21.745 já receberam a confirmação do cadastro, o que representa 86,2% do total de servidores que fizeram o procedimento. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a meta inicial era cadastrar 20.822 pessoas do grupo, que estão mais expostos aos riscos da doença, nesta etapa. O propósito foi alcançado na última segunda-feira (5).
Leia também | Covid: média de casos cai 72% em Fortaleza, mas mortes têm tendência de aumento
Somente em Fortaleza, foram realizados 14.258 cadastros, sendo que 12.509 profissionais da segurança já receberam o email de confirmação e aguardam a para aplicação da vacina.