Ícone do site Portal GCMAIS

Barracas de praia não devem reabrir na segunda-feira (12); futuro do setor é incerto

Foto: Pexels

As barracas de praia estão entre os setores que não foram autorizados, pelo Governo do Ceará, a voltar a funcionar a partir de segunda-feira (12). A decisão, que foi publicada no novo decreto do Estado na noite de ontem (10), surpreendeu e gerou preocupação sobre o destino dos profissionais do setor.

“A nossa atividade está dentro do ramo de alimentação fora do lar”, destaca Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Futuro. A estratégia que os empresários da região encontraram para não demitir foi colocar cerca de 70% dos funcionários de férias, segundo Fátima. Contudo, não será possível manter essa situação se os estabelecimentos não voltarem a faturar em breve.

Leia também | Cerca de 30% das academias no Ceará fecharam durante a pandemia

“Sabe aquela máxima que diz que nós não vamos morrer na praia, pois a gente já desconsidera isso, pois nós estamos sim morrendo na praia”, pontua Fátima. Com grande pesar, a presidente afirma que se não houver políticas públicas que auxiliem os empresários nesse momento “dramático” não será possível garantir os empregos dos trabalhadores do setor.

“Esse vírus está matando as pessoas, matando as empresas, matando a esperança”, desabafa Fátima.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

A profissional ainda faz um apelo aos governos municipal, estadual e federal acerca de medidas que possam ajudar os empresários da região. Ela considera, inclusive, que, nesse processo de retoma, reabrir já é um grande desafio, contudo é preciso resgatar a capacidade de proporcionar renda para as famílias que dependem do setor. “Estamos no mesmo barco”, comenta Fátima.

Leia também | Saiba tudo sobre o fim do lockdown no Ceará

Confira as medidas anunciadas pelo governador sobre o fim do lockdown

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile