Com a publicação do novo decreto do Governo do Ceará, na noite de ontem (10), as atividades religiosas no Estado foram liberadas para funcionar, a partir do dia 12, levando em consideração 10% da capacidade de cada templo e os protocolos de segurança sanitária. Contudo, a Arquidiocese de Fortaleza optou por continuar realizando celebrações virtuais por conta da situação na Capital ainda ser preocupante e inspirar cuidados.
Leia também | Saiba tudo sobre o fim do lockdown no Ceará
Fim do lockdown no Ceará: igrejas podem funcionar com restrições
Segundo a orientação, o arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques determinou que “as celebrações nas comunidades eclesiais católicas e os atendimentos pastorais continuem acontecendo conforme o que foi anteriormente determinado [Nota 04/03/2021] e com os devidos protocolos mesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até que possamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana, em que celebramos o Dia do Senhor, com mais segurança e estabilidade”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Estão permitidas
– Celebrações das Santas Missas, sem presença de público, exceto da equipe celebrativa e da equipe de transmissão;
– Atendimento para orientação religiosa ou confissão. Podendo acontecer somente salvaguarda a saúde do fiel e do ministro.
– Serviço de atendimento na secretaria em caráter virtual, segundo o comunicado da Cúria para este período;
– Quanto às Igrejas, elas poderão permanecer abertas, guardando os devidos cuidados sanitários e as recomendações próprias deste período de Lockdown, ou seja, sem a presença constante de fiéis e aglomerações.
Quanto aos demais sacramentos segue-se as orientações já dados no anexo da Carta Circular 008/2020, sem a presença de público.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<