Neste sábado (10), o governador Camilo Santana anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da flexibilização do isolamento social rígido. Alguns serviços, que são considerados não essenciais, vão voltar a funcionar a partir de segunda-feira (12), mas com horários diferenciados.
Leia também | Saiba tudo sobre o fim do lockdown no Ceará
Os restaurantes, que estiveram fechados durante todo esse período de lockdown, voltam a funcionar, mas devem seguir as restrições de horários. O funcionamento destes locais está autorizado de segunda a sexta-feira entre as 10h e 16h, no caso dos restaurantes de rua, e entre as 12h e 18h, para os que ficam em shoppings.
Leia também | Fim do lockdown no Ceará: setores se preparam para reabertura na segunda-feira (12)
No caso dos restaurantes de hotéis, o atendimento ao público pode acontecer também de segunda a sexta, porém no horário de 16h às 20h. Durante o fim de semana, esse atendimento, que deve respeitar o mesmo horário, é exclusivo para as pessoas hospedadas no hotel.
Fora deste horários, o atendimento presencial de todos os restaurantes deve continuar suspenso e eles só poderão funcionar por delivery.
Além disso, os restaurantes devem respeitar as seguintes normas:
- proibição de festas, de qualquer tipo, em quaisquer restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos;
- disponibilização de música ambiente, inclusive com músicos, vedado espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins.
- limitação a 6 (seis) pessoas por mesa nos restaurantes e afins, além do que: limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada; proibição de fila de espera na calçada; e utilização de filas de espera eletrônicas.
- estímulo para que os estabelecimentos, inclusive restaurantes, busquem se certificar com o Selo Lazer Seguro, emitido pela SESA.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fim do lockdown: confira as demais medidas anunciadas
- O Ceará continuará em isolamento social, com toque de recolher todos os dias das 20h às 5h;
- Isolamento social rígido será mantido nos fins de semana, funcionando apenas as atividades essenciais;
- Passarão a ser liberadas gradualmente algumas atividades comerciais e de serviços com 25% da capacidade, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários estabelecidos;
- Essas atividades estarão permitidas em horários diferenciados: algumas irão funcionar das 10h às 16h e outras das 12h às 18h;
- Na educação, o ensino infantil, que estava liberado até os 3 anos, será ampliado, permitindo atividades presenciais para crianças de 4 e 5 anos,
- Igrejas estarão autorizadas a receber no máximo 10% da sua capacidade;
- Algumas atividades continuarão ainda sem liberação para avaliação do comitê;
- Todos os espaços públicos e condomínios particulares continuarão restritos.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<