O setor que mais abriu empresas foi o de serviços com 15.855, seguido do comércio que registrou 10.470 novas empresas e a indústria somou 2.800 constituições
29 mil novas empresas foram abertas no Ceará no primeiro trimestre de 2021
De 1º de janeiro a 31 de março de 2021, o estado do Ceará registrou a abertura de 29.125 novos negócios, conforme dados da Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O setor que mais abriu empresas foi o de serviços com 15.855, seguido do comércio que registrou 10.470 novas empresas e a indústria somou 2.800 constituições. Os tipos Empresário e Microempreendedor Individual (MEI) foram os que mais registraram abertura de novos negócios, com 24.870 registros no período.
Leia também | Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril
No total, 48.535 pedidos foram aprovados somente no período primeiro trimestre, se somarmos todos os tipos de registro empresarial, que podem ser aberturas, alterações e baixas de empresas.
De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a Jucec vem adotando políticas de simplificação para a formalização de novos negócios como a Junta Digital, Registro automático, Assinaturas Avançadas, entre outros.
“O enfrentamento à pandemia vem sendo trabalhado paralelamente a um desenvolvimento econômico e social com apoio aos empreendedores, então acreditamos que ao fim da pandemia, seguiremos com bons resultados”, explica.
Negócios que mais abriram
Em relação às atividades, o balanço realizado pela Jucec mostrou que o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi a atividade que mais registrou abertura de empresas nos meses de janeiro, fevereiro e março com 1.919 novas empresas.
Em seguida as empresas de promoção de vendas, sendo 1.283 de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns, 1.210, e restaurantes e similares, com abertura de 1.057 novos negócios.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Número de empresas fechadas
Os fechamentos de empresas também apresentaram um aumento de 14% no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos mesmos meses de 2020. Este ano, foram 9.295 extinções registradas na Jucec, contra 8.115 fechamentos realizados no primeiro trimestre de 2020. O setor que mais registrou encerramentos de empresas foi o de serviços, com 4.442 registros de baixa.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.