Ícone do site Portal GCMAIS

O que faz uma CPI?

CCJ da Câmara aprova projeto que altera o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente

O parecer, do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), foi aprovado em votação simbólica. Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

As comissões parlamentares de inquérito (CPI) são temporárias, podendo atuar também durante o recesso parlamentar. Têm o prazo de cento e vinte dias, prorrogável por até metade, mediante deliberação do Plenário, para conclusão de seus trabalhos.

Leia também | Senado cria a CPI da Covid e inclui governadores e prefeitos

São criadas a requerimento de pelo menos um terço do total de membros da Casa. No caso de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), é necessária também a subscrição de um terço do total de membros do Senado e será composta por igual número de membros das duas Casas legislativas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As CPIs e CPMIs destinam-se a investigar fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País.

Publicidade

As CPIs têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.

Além disso, essas comissões podem deslocar-se a qualquer ponto do território nacional para a realização de investigações e audiências públicas e estipular prazo para o atendimento de qualquer providência ou realização de diligência sob as penas da lei, exceto quando da alçada de autoridade judiciária.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile