Ícone do site Portal GCMAIS

O tempo de transmissão da Covid mudou?

O tempo de transmissão do Covid mudou?

O tempo de transmissão do Covid mudou? (Foto: Jusdevoyage/Unsplash)

Por quanto tempo uma pessoa infectada com o vírus da Covid-19 pode transmitir para outras pessoas? Em quanto tempo o coronavírus deixa de ser transmissível? O tempo de isolamento social e o período de quarentena dependem da gravidade de cada caso? Estas são algumas questões levantadas pela população nos canais de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O tempo de isolamento e de transmissibilidade do vírus é variável e depende da gravidade dos sintomas. O médico infectologista Keny Colares, da Escola Pública de Saúde Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), afirma que a maior parte das pessoas que tiveram Covid-19 podem transmitir o vírus, geralmente, dois dias antes de começar a perceber os sintomas e até dez dias depois do início deles.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Orienta-se que, após dez dias, a partir do primeiro dia de sintoma, se a pessoa estiver se sentindo bem, se estiver sem febre por pelo menos 24 horas e já tiver melhorado bastante dos outros sintomas, mesmo que não seja completo, ela pode sair do isolamento. Mas, como todos, seguindo as medidas de proteção”, indica.

O protocolo de isolamento para aqueles que foram diagnosticados com quadro mais grave da Covid-19 é maior. “Para aqueles indivíduos que tiveram casos mais graves, com internação, a orientação é de isolamento por vinte dias, a contar do primeiro dia de sintoma. É importante também estar sem febre e ter melhora total ou, pelo menos, significativa dos outros sintomas”, sublinha Keny.

Publicidade

Saiba mais | Entenda sobre o novo coronavírus

Há, ainda, casos “raríssimos” em que se recomenda isolamento por 60 dias. “São situações de pessoas imunossuprimidas, que podem permanecer com o vírus por tempo prolongado”, explica.

Prevenção contra a Covid

A Sesa reforça que as medidas de proteção devem ser mantidas. O distanciamento social, o uso correto da máscara e a higienização constante das mãos são a melhor forma de proteção contra a Covid-19.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Fonte: SESA

Sair da versão mobile