Ícone do site Portal GCMAIS

Vendas do comércio cearense crescem em fevereiro, mas não superam as perdas do ano de pandemia

Vendas do comércio cearense crescem em fevereiro, mas não superam as perdas do ano de pandemia

Foto: Nivia Uchoa / Governo do Ceará

Depois de uma sequência de quedas, as vendas do comércio varejista no Ceará apresentaram um aumento no último mês de fevereiro. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado apresentou um aumento de 0,7% nas vendas se comparado com o mês de janeiro.

Leia também | Confira a lista de quem receberá o auxílio para o Setor de Eventos no Ceará

Mas no comparativo com o mesmo período do ano de 2020, fevereiro de 2021 apresentou uma queda de 5,5% nas vendas do varejo. Este valor supera o índice nacional, de 3,3% de perdas neste ano.

Quando se olha para os dados do comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos, peças e materiais de construção, o aumento é consideravelmente maior e chega a 4%. Ainda existem perdas em relação ao mês de fevereiro do ano anterior, de 0,8%. O acumulado do ano é de uma queda de 3,8%.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendamento de quarta-feira (14)

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O setor de materiais de construções é o que apresentou o melhor cenário, segundo a pesquisa, com um crescimento de 17,3% em relação ao mês de janeiro. Logo depois vem as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, com um aumento de 4,9%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que registraram uma alta de 3,8%.

Já a maior queda nas vendas é na área de livros, jornais, revistas e papelaria, com um tombo de 57,5%. O comércio de tecidos, vestuário e calçados também apresentou uma queda alta, de 20,2%. Outro setor que é destaque negativo é o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que vinham em uma sequência de aumentos nas vendas, mas reduziram em 3,2% no mês de fevereiro.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Leia também | Receber o auxílio emergencial indevidamente pode render até 5 anos de prisão

Sair da versão mobile