Ícone do site Portal GCMAIS

Segunda dose da vacina da covid: entenda os riscos de perder o prazo e o que deve ser feito

Segunda dose da vacina da covid: entenda os riscos de perder o prazo e o que deve ser feito

Foto: Tony Winston/MS

No Brasil, os dois laboratórios que fornecem as vacinas contra covid-19 para o Plano Nacional de Imunização deixam claro: a aplicação das duas doses é essencial para garantir a imunização do paciente. Isso significa que mesmo com mais de 1 milhão de doses iniciais aplicadas no Ceará, apenas as 360.749 pessoas que já tomaram a segunda dose estão com a imunização completa.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendamento de quinta-feira (15)

Um levantamento do Ministério da Saúde publicado na última terça-feira (13) revelou que 54.220 pessoas no Ceará já estavam aptas para receber a segunda dose da vacina contra covid-19, mas ainda não haviam retornado para a aplicação. O dado é preocupante, tendo em vista que a dose inicial não é capaz de proteger uma pessoa do vírus, como explica a pesquisadora da Fiocruz e professora da UFC, Ivana Barreto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

“A primeira dose ela atinge o sistema imunológico, mas para o sistema imunológico ser capaz de uma produção de anticorpos capaz de neutralizar completamente a doença, é preciso que você tome duas doses”, explica Ivana. “Depois que você tomar a segunda dose, mesmo que você atrase, o efeito vai ser o mesmo. Mas você perdeu tempo. Você ficou mais tempo desprotegido do que o que você precisava. Se eu for atrasar um mês a segunda dose, é um mês a mais que eu fico desprotegido sem essa dose”, alerta a especialista.

Publicidade

Em Fortaleza, quem perdeu o prazo para o reforço da vacina deve procurar, o mais rápido possível, um centro de vacinação. Para orientar a população neste momento, o GCMAIS preparou um tira-dúvidas sobre a segunda dose. Confira:

Qual o intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose?

Este intervalo de tempo entre as vacinas depende do laboratório que fabricou o imunizante. No Brasil, só existem dois laboratórios que disponibilizaram as vacinas que estão sendo aplicadas pelo País.

Quem recebeu a vacina do Instituto Butantan deve tomar a segunda dose entre 21 e 28 dias para garantir a imunização. Já quem tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca deve tomar o reforço em 90 dias.

Segundo a pesquisadora Ivana Barreto, o fato do tipo de imunizante ser diferente é o que faz com que os prazos mudem. “A vacina do butantã é um vírus que vem desativado e a vacina de Oxford é uma outra partícula de vírus, é uma outra forma de produzir a imunização. É isso que faz com que a forma de administrar seja diferente”, explica.

Se eu perder o prazo para o reforço, eu perco a imunização?

Segundo Ivana, mesmo com o atraso da segunda dose, o efeito da vacinação deve ser o mesmo. Mas há o risco de que a pessoa pegue a covid neste intervalo de tempo entre as vacinas e, sem a imunização completa, sofra um quadro grave da doença.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Perdi o prazo da segunda dose. O que devo fazer?

Em Fortaleza, a segunda dose da vacina contra covid-19 está sendo aplicada em idosos e profissionais da saúde, que já receberam a primeira dose nos últimos meses. Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, cada um desses grupos deve agir diferentemente em caso de perda do prazo da segunda dose.

No caso dos idosos, se você perdeu a sua segunda dose por algum motivo, porque estava doente, não pode comparecer ou não tinha como se transportar naquele dia para o local de vacinação, você pode, levando o cartão de vacinação, comparecer a um dos quatro drives ou nos quatro cucas e se vacinar neste local”, explica Erlemus Soares.

Em Fortaleza, a segunda dose está sendo aplicada nos drives da Arena Castelão, Centro de Eventos e nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. A orientação é que os idosos que perderam o prazo procure, o mais rápido possível, um desses pontos.

Já nos profissionais da saúde, quem perder a segunda dose da vacinação deve comparecer ao Centro de Eventos levando o cartão de vacinação.

Leia também | Conselho de Educação Física entra com ação judicial pela reabertura imediata das academias no Ceará

Tomei a primeira dose de um tipo de imunizante, posso tomar a segunda de outro tipo?

Segundo a supervisora do Centro de Vigilância e Educação Permanente em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, Lígia Lucena, a recomendação é que a pessoa tome, na segunda dose, o mesmo tipo de imunizante recebido na primeira.

“Até o momento não temos evidências científicas de que a mistura de doses de fabricantes diferentes produza algum efeito contra a covid-19. Por isso, a recomendação sobre a importância de levar o cartão de vacinação da covid e apresentar ao profissional de saúde quando for tomar a 2° dose”, explica.

Sair da versão mobile