Encontrar profissionais competentes, com uma boa formação e que queiram se dedicar a um trabalho é um grande desafio para uma empresa. Mas foi exatamente este desafio que a Camarmo decidiu encarar, tornando-se referência na busca e seleção de talentos no Norte e Nordeste.
A história da Camarmo começa em 2018, quando Carlos Mororó e um parceiro decidiram dar início ao empreendimento. Segundo Carlos, o projeto surgiu quando ele percebeu uma carência no serviço de hunting em Fortaleza, que consiste em encontrar talentos para compor o quadro de funcionários de uma empresa.
“As empresas tinham uma tendência muito forte a ir buscar ou contratar um headhunter, em São Paulo, no Sul e no Sudeste”, lembra Carlos Mororó.
Com apenas os dois parceiros e um estagiário, a Camarmo começou a funcionar em março daquele ano, inicialmente buscando captar clientes. O empreendedor lembra que, no início, ele criou grupos de WhatsApp com gestores de RH e executivos de diretorias de empresas cearenses. Em seguida, ele começou a marcar eventos para se apresentar aos possíveis clientes.
Leia também | Participe do Webinar Evolução do Marketing Digital Um Novo Posicionamento do Mercado
“Eu fui ficando muito conhecido dentro desses grupos e comecei a fazer o trabalho de porta em porta mesmo, de visitar empresas”, destaca Carlos Mororó. Ele lembra que, durante essas visitas, fazia questão de reforçar “que temos no Ceará uma empresa que faz hunting e seleção de profissionais de uma forma muito estruturada e profissional, que a gente não precisa ir para Sul e Sudeste, trazer profissionais de lá, para fazer o trabalho”.
E a estratégia de Carlos Mororó deu certo e o sucesso é comprovado pelo crescimento acelerado em pouco tempo. Com um ano de empresa, o faturamento dobrou. No segundo ano, dobrou de novo. Hoje, três anos depois, a Camarmo apresenta um faturamento três vezes maior do que quando começou. De dois parceiros e um estagiário, o empreendimento cresceu para 10 headhunters sediados em Fortaleza que selecionam profissionais para empresas de todo o Brasil.
“A nossa pegada mais forte é que nós somos uma empresa sem muitas formalidades, somos uma empresa formada por gente como a gente. A gente bate um papo com o nosso cliente que se sente à vontade para estar perto de nós. O nosso principal objetivo é virarmos um grande parceiro daquela empresa, virarmos um braço do RH, conhecer a cultura da empresa, quais são os diferenciais dela, e conseguir entregar os melhores profissionais. E esses profissionais acabam ficando bastante tempo nas empresas”, destaca Carlos Mororó.
Em 2021, a Camarmo optou por direcionar parte dos serviços de hunting para um setor específico: o da tecnologia. “Uma grande aposta para este ano foi a abertura da Camarmo Tech, um braço da nossa empresa que trabalha exclusivamente com profissionais de tecnologia. São profissionais que o mercado está precisando muito, as empresas estão procurando e a gente não tinha nenhuma empresa no Ceará específica nisso”, explica o empreendedor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Além deste serviço de busca de profissionais, a Camarmo também trabalha auxiliando na recolocação de executivos, um serviço conhecido como outplacement.
Para Carlos Mororó, o crescimento acelerado da empresa ainda é só o início. “A Camarmo já triplicou de tamanho, mas estamos apenas começando em relação a onde queremos chegar. Vamos faturar o nosso primeiro milhão em 2021. Estamos com metas arrojadas e estamos trabalhando para isso”, afirma.
Além disso, a Camarmo pretende chegar no segundo semestre de 2021 com headhunters associados em Recife, Salvador, Belém e Manaus. Em 2022, essa expansão deve chegar ao Sul e Sudeste do Brasil.
Conheça mais sobre a Camarmo em camarmo.com.br, no Instagram e no LinkedIn.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<