PROTESTO

Após fim de semana de violência, motoristas de aplicativo realizam protesto na Paupina, em Fortaleza

O protesto acontece após a notícia da morte violenta de um motorista na CE 040

Compartilhe:
19 de abril de 2021
Márcia Catunda

Cerca de 50 motoristas de aplicativo se reuniram em uma manifestação na manhã desta segunda-feira (19) pedindo por mais segurança para a categoria. O protesto, que foi realizado no bairro Paupina, em Fortaleza, acontece após a notícia da morte violenta de um motorista na CE 040.

Após fim de semana de violência, motoristas de aplicativo realizam protesto na Paupina, em Fortaleza
Foto: Emanuella Braga / GCC

Leia também | Vicente Nery, internado com covid-19, apresenta melhoras: “logo sairei dessa”

Francisco Lopes Gama, que era conhecido como Galego, foi encontrado morto no carro em que ele trabalhava com corridas de aplicativos. Segundo a polícia, o corpo foi encontrado amarrado e amordaçado dentro do veículo, nas margens da CE 040. O automóvel mostrava sinais de tentativa de incêndio, mas a perícia acredita que o fogo tenha sido debelado por conta das chuvas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Ainda não se sabe quem teria torturado e assassinado o motorista e nem o motivo do crime, mas a polícia descarta a possibilidade de latrocínio já que os pertences e o carro de Francisco estavam no local. Durante a manifestação desta segunda-feira (19), os motoristas de aplicativo levantaram que a passageira que Francisco levava era uma cliente antiga, que ele já tinha o costume de levar. Por isso, eles afirmam que o paradeiro desta mulher pode ser a chave para a solução deste caso.

O crime que motivou o protesto dos motoristas

Segundo relatos dos familiares, Francisco saiu de casa por volta das 19h do último sábado (17) para fazer uma corrida com destino a Pindoretama, região metropolitana de Fortaleza. Geralmente, quando fazia algum trabalho que demandava que ele dormisse fora de casa, o motorista costumava alertar a esposa, coisa que ele não fez neste sábado.

Leia também | Em Fortaleza, número de mortes já supera o de nascimentos no mês de abril

Por isso, quando a família acordou na manhã do domingo (18) entrou em desespero. Os amigos de profissão se mobilizaram e começaram a procurar por Francisco, montando um comboio com mais de 20 automóveis nesta busca. A informação que eles tinham é que o carro de Francisco fora visto pela última vez às 2h16 no Km 42 da CE 040.

Durante essa busca, eles receberam a informação de que a polícia havia encontrado o carro e o corpo de Francisco às margens da CE 040, em uma estrada de carroçal.

Março: casal com criança ameaçou motorista de aplicativo

Em março deste ano, a Polícia Militar conseguiu evitar um assalto a uma motorista de aplicativo no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza.  A corrida para três pessoas foi solicitada na Praia do Futuro com destino ao bairro Vicente Pinzon. Ao chegar em frente a um posto de combustível, o homem que vinha atrás do veículo colocou uma faca na garganta da motorista.

Os agentes do 8º Batalhão da PM, que estavam no estabelecimento, perceberam a movimentação no carro e abordaram as pessoas. Um casal e uma criança de 12 anos foram capturados. Os três foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde o menor de idade foi liberado. A amar utilizada foi apreendida. A motorista de aplicativo não foi ferida.

Fevereiro: 400 motoristas pediram mais segurança

Em fevereiro deste ano, uma manifestação reuniu cerca de 400 motoristas de aplicativo em Fortaleza. O grupo se concentrou na Praça Portugal, na Aldeota, e seguiu até a Praia do Futuro. De acordo com representantes do movimento, o ato foi uma forma de cobrar as empresas prestadoras do serviço de mobilidade por mais segurança e revisão nas tarifas de pagamento.

“Nós fazemos aqui uma reivindicação pela falta de segurança, pela violência que tem assolado a vida de muitos pais de família, que vão trabalhar de dia e não sabem se vão voltar de noite. A questão da tarifa também é uma reclamação nossa. O motorista tá ganhando menos pelo quilômetro rodado, pelas corridas canceladas e os valores não são repassados”, comenta um dos condutores ao GCMAIS.

Leia também | Manifestação por segurança reúne cerca de motoristas de aplicativo em Fortaleza

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.