Um incêndio em uma casa no bairro Parque Santo Rosa, em Fortaleza, no Ceará, deixou uma família praticamente desabrigada. O fogo tomou conta de boa parte dos cômodos. A suspeita é que o princípio tenha sido um curto circuito.
Para evitar situações como essas, reunimos dicas da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, uma entidade sem fins lucrativos não governamental que tem como objetivo levar segurança e qualidade para consumidores em todo o território brasileiro.
Leia também | Conta de luz no Ceará fica mais cara a partir desta quinta-feira (22)
1 – Verifique as tomadas antes de usar
Algumas das principais causas de curtos-circuitos são: fiação defeituosa, conexões de caixa solta, tomadas antigas, fios desencapados, bitolas menores do que o recomendado, entre outros. Embora o diagnóstico desses problemas possa ser difícil, considerando que eles estão escondidos atrás de suas paredes, você ainda pode ajudar a evitar curtos-circuitos examinando suas tomadas antes de cada uso. Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:
- A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
- Som de zumbido vindo da tomada;
- Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
2 – Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los
Assim como as tomadas, você deve verificar seus aparelhos antes de conectá-los também. Curtos-circuitos podem ser causados por fiação ou circuito defeituoso do próprio equipamento. Portanto, antes de cada uso, verifique se o equipamento apresenta esses sinais:
- Cabos, revestimento ou fio danificados, ou expostos;
- Rachaduras no equipamento;
- Exposição de peças internas do aparelho.
Se algum destes sinais se aplicar ao seu equipamento eletrônico, é recomendado descartar ou solicitar a reparação profissional do seu equipamento.
3 – Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades
Uma das maneiras mais perigosas de um curto-circuito acontecer é pela queda de um raio, pois a enorme quantidade de eletricidade pode levar a danos graves.
É importante, durante as tempestades, reduzir o uso de equipamentos eletrônicos. Isso não apenas ajudará a impedir que curtos-circuitos aconteçam, como também diminuirá os danos caso ocorra uma sobrecarga de energia.
4 – Solicite uma manutenção no disjuntor
Os disjuntores, componentes localizados no seu painel elétrico, são desligados quando as correntes elétricas são consideradas instáveis. Sempre que há um problema de curto-circuito ou sobrecarga, o disjuntor desarma. Se isso acontece constantemente em sua casa, é importante solicitar uma manutenção do disjuntor para que ele efetue corretamente sua função.
5 – Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos
As instalações elétricas também envelhecem e necessitam de uma atualização, principalmente porque a tecnologia avança, nos “forçando” a comprar cada vez mais equipamentos eletrônicos modernos.
Através de uma revisão na instalação elétrica, é possível identificar e impedir a ocorrência de curtos-circuitos. As revisões também ajudam a conservar sua instalação elétrica, tomadas e todos os componentes de seu sistema elétrico.
Fique atento, essas simples dicas podem ser de grande utilidade para salvar vidas.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<