Desde o começo da pandemia de covid-19, o mercado de trabalho passo por adaptações. Durante o lockdown, Rosi Nascimento precisou trabalhar de casa e procurou sempre ter atenção redobrada com os movimentos do corpo durante o home office. “Eu procurei manter a postura de forma correta para não sentir dores. Recebi algumas orientações para evitar ter lesões.”, destaca a recepcionista.
Leia também | Dicas para recém-formados que buscam emprego
Especialistas chamam atenção para o risco de lesão ortopédica durante o home office. Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), a dor nas costas é uma das queixas mais comuns.
Durante o trabalho em casa, que vem sendo uma realidade para muita gente, é preciso ficar atento à cadeira adequada e à altura da mesa para desenvolver as atividades. O fisioterapeuta, José Meudo, orienta: “é importante fazer uma adaptação nesse local de trabalho, deixá-lo confortável. Cuidado com os joelhos, posição da cabeça, pulsos e os movimentos repetitivos. A indicação é subir um pouco a altura do computador, livros podem ser usados para isso, e assim evitar sobrecarga na coluna”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Em alguns casos, o trabalho está sendo feito na cama, na rede, no sofá, com o computador no colo, e isso pode colocar em risco a postura corporal. Qualquer dor nas articulações durante o home office, a orientação é procurar ajuda profissional. “Quando sentir dor, é importante procurar ajuda médica. Dor é sinal de que algo não está bem”, alerta o fisioterapeuta.
A orientação é manter o quadril e os joelhos em um ângulo de 90 graus e as costas acomodadas na cadeira. Para evitar lesões nos punhos, a dica é apoiar bem os braços na cadeira. Firmar bem os pés ajuda a melhorar a posição de trabalho. Já em relação ao pescoço, a dica é manter a tela do comprador na altura dos olhos.
Leia também | 8 aprendizados do 1º ano de pandemia para profissionais e empresas
Durante o isolamento social as queixas estão sendo mais recorrentes nos consultórios. Nesse período é preciso evitar também o uso do celular com a postura muito curvada. Trabalhando ou não, os alongamentos são fundamentais para ajudar na saúde vertebral. “A cada hora se levantar, fazer um alongamento, tomar uma água. Isso já ajuda bastante na prevenção de lesões também!”, conclui Meudo.
Os erros posturais não colocam em xeque somente a coluna, é preciso cuidar, também, da saúde dos olhos. A luminosidade do computador ou do celular, precisa ser controlada. “Quem tem o hábito de ler com a visão muito próxima do computador ou do smartphone, isso vai provocar dor de cabeça. E vai chegar um momento que você não vai conseguir continuar a atividade”, alerta a oftalmologista Hissa Tavares.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<