Senador do Podemos-CE propõe que comando do colegiado seja alternado entre ele e Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
CPI da covid: Eduardo Girão tenta última cartada para ser presidente da comissão
O Senado abriu às 10h desta terça-feira (27) a reunião destinada a instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid, que vai apurar ações e possíveis omissões do Governo Federal e eventuais desvios de verbas enviadas aos estados e municípios. Na primeira reunião, os parlamentares devem eleger o presidente e o vice-presidente da CPI. Em seguida, será escolhido o relator. Há um acordo entre a maioria dos parlamentares para que a composição seja a seguinte:
– presidente: Omar Aziz (PSD-AM);
– vice-presidente: Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
– relator: Renan Calheiros (MDB-AL).
Mas, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) corre por fora e também quer entrar no páreo pela presidência.
Pouco antes de começar a reunião, em uma coletiva de imprensa, o senador cearense sugeriu que o comando do colegiado seja alternado entre ele e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que seria escolhido vice-presidente. Girão também sugeriu que o relator da comissão seja o senador Marcos Rogério (DEM-RO).
Leia também | CPI da Covid: presidente e relator devem ser escolhidos nesta terça-feira (27)
O senador do Podemos é alinhado com o governo do presidente Jair Bolsonaro e tenta furar um acordo estabelecido entre a maior parte dos integrantes da CPI.
“Vou manter minha candidatura independente de acordão. Essa comissão precisa ser técnica e não pirotécnica. Que o Senado Federal cumpra com o seu dever. Não queremos uma CPI fake, mas toda a verdade”, publicou Eduardo Girão nas redes sociais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fim de impasse sobre relator
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região cassou a liminar que suspendia a eventual indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da CPI da Covid. A decisão foi informada logo na abertura comissão pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a reunião no momento.
Na noite da segunda-feira (26) uma liminar da Justiça de Brasília determinou que Renan não poderia ser nomeado relator. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que não acataria a decisão.
Leia também | Saiba tudo sobre a CPI da Covid
Acompanhe ao vivo à CPI da covid no Senado Federal
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.