A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) do Governo do Estado concluirá nos próximos dias a instalação da primeira estação do Metrô de Fortaleza a gerar energia solar. A ação pioneira será efetuada na Estação Juscelino Kubitschek, que fica localizada na Av. João Pessoa, no bairro Demócrito Rocha. No local, foram instaladas 588 placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica de origem solar.
O serviço já está em fase de conclusão. O Metrofor aguarda agora autorização da Enel para operar com o sistema e realizará os testes finais, antes de iniciar o funcionamento. A próxima unidade a receber o mesmo investimento é estação Padre Cícero, também localizada na Av. João Pessoa, no bairro Porangabussu. O local já recebe os preparativos necessários para abrigar as placas fotovoltaicas e demais peças do sistema.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
De acordo com o Metrofor, a estimativa é que a quantidade de energia solar produzida na JK e na Estação Padre Cícero –seja suficiente para cobrir a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.
“O Metrô, por ser um sistema eletrificado, já contribui de forma efetiva para redução de emissão de poluentes. A partir dessa iniciativa para geração de energia solar, buscamos consolidar nosso compromisso com uma agenda de serviços comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, explica o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Igor Ponte.
Através da iniciativa, a energia gerada pelo Metrô será transferida para a rede elétrica da Capital, sendo, em seguida, revertida para o Metrô, como crédito em produção elétrica, o que vai resultar em compensações nas contas de energia da Companhia.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Ao todo, o Metrofor contratou a instalação de 882 placas fotovoltaicas, distribuídas nas duas estações. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estuda expandir o projeto para outras estações do Metrô de Fortaleza.