Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará já tem 130 dos 184 municípios com decretos de calamidade pública

Ceará já tem 130 dos 184 municípios com decretos de calamidade pública

Em 2020, os decretos legislativos chegaram a 170 dos 184 municípios.

Subiu para 130 o número de cidades com estado de calamidade pública reconhecida no Ceará. O município de Maranguape prorrogou o estado até 30 de junho, com autorização da Assembleia Legislativa dada em sessão na manhã desta quinta-feira, 29. Em 2020, os decretos legislativos chegaram a 170 dos 184 municípios.

Leia também | Prefeito Sarto defende a vacinação de professores em audiência na Câmara dos Deputados

Todos os 130 municípios que tiveram estado de calamidade reconhecidos e autorizados pela Assembleia Legislativa do Ceará, realizaram o pedido junto a AL-CE, nos últimos dois meses e neste mês de abril. Na sessão de 18 de fevereiro foi aprovado estado de calamidade em 11 municípios, incluindo a capital Fortaleza, em regime de urgência.

No dia 11 de março, o órgão reconheceu mais 19 municípios com calamidade pública. Já em 25 do mesmo mês outras 35 cidades tiveram os pedidos aprovados na AL-CE. Em abril, foi determinado estado de calamidade em mais 15 cidades, já no primeiro dia do mês.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Publicidade

Leia também | Cadastro para Auxílio Cesta Básica no Ceará começa nesta sexta (30)

Outras 33 localidades tiveram pedidos aprovados no dia 4. Já na sessão do último dia 8 foi reconhecido calamidade na saúde em mais 6 municípios. No encontro do último dia 16 os deputados estaduais decretaram calamidade em outras 6 cidades. Já na reunião do dia 23 o reconhecimento passou a valer para mais 4 localidades. Nesta quinta-feira 29, Maranguape teve parecer favorável à prorrogação, totalizando 130 localidades nos decretos legislativos.

Com os pedidos de estado de calamidade aprovados e reconhecidos pela Assembleia Legislativa, os gestores municipais podem tomar empréstimos, fazer compras sem necessidade de licitações, atrasar pagamentos obrigatórios, parcelar dívidas com o estado, antecipar o recebimento de receitas e até aumentar os gastos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal que é um mecanismo de controle das despesas.

Leia também | Mais de 38 mil pessoas em Fortaleza aguardam a chegada da CoronaVac para segunda dose

Em 2020 o número de municípios cearenses com estado de calamidade aprovados pela AL-CE chegou a 170 dos 184 .

As realizações com dispensa de licitação feitas durante a calamidade na cidade só podem ser concretizadas se relacionadas ao motivo do decreto.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile