FEBRE AFTOSA

Campanha contra Febre Aftosa começa neste sábado (01)

Vacinação é obrigatória para animais de até 24 meses de idade

Compartilhe:
1 de maio de 2021
Portal GCMAIS

O período de vacinação contra a febre aftosa começa neste sábado (01) em 22 estados do Brasil, incluindo o Ceará. Esta é a primeira etapa de imunização de bovinos e bubalinos. De acordo com o representante da divisão de febre aftosa e outras doenças vesiculares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Diego Viale, o Brasil está em fase transição para erradicar de vez a doença, que teve o último registro em 2006.

Campanha contra Febre Aftosa começa neste sábado (01)
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

“Depois de 60 anos utilizando a vacina no país, alguns estados estão partindo para a última fase da erradicação da doença, que é parar de vacinar. Na América do Sul, o único país que não é livre dessa doença é a Venezuela”, declarou.

A estimativa do governo federal é que 170 milhões de animais sejam vacinados. O produtor que não realiza a vacinação fica sujeito à diversas restrições, como a proibição da emissão da guia de trânsito animal. Cada estado possui uma norma específica do valor de multa aplicada por animal não vacinado.

Além de vacinar o rebanho contra a febre aftosa, no Ceará, o produtor deve declarar à Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) que efetuou a imunização. A declaração pode ser feita de forma online.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.