O período de vacinação contra a febre aftosa começa neste sábado (01) em 22 estados do Brasil, incluindo o Ceará. Esta é a primeira etapa de imunização de bovinos e bubalinos. De acordo com o representante da divisão de febre aftosa e outras doenças vesiculares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Diego Viale, o Brasil está em fase transição para erradicar de vez a doença, que teve o último registro em 2006.
“Depois de 60 anos utilizando a vacina no país, alguns estados estão partindo para a última fase da erradicação da doença, que é parar de vacinar. Na América do Sul, o único país que não é livre dessa doença é a Venezuela”, declarou.
A estimativa do governo federal é que 170 milhões de animais sejam vacinados. O produtor que não realiza a vacinação fica sujeito à diversas restrições, como a proibição da emissão da guia de trânsito animal. Cada estado possui uma norma específica do valor de multa aplicada por animal não vacinado.
Além de vacinar o rebanho contra a febre aftosa, no Ceará, o produtor deve declarar à Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) que efetuou a imunização. A declaração pode ser feita de forma online.