Mais um lote de vacina chegou ao Ceará no final da tarde deste sábado (1º). De acordo com o governador Camilo Santana, são 11.600 doses de CoronaVac. Segundo o Ministério da Saúde, mais 255.750 doses da AstraZeneca devem chegar ainda neste fim de semana. “Assim, daremos continuidade ao processo de imunização no Ceará. Seguimos firmes na luta…”, escreveu Camilo nas redes sociais.
Para os cearenses, a chegada de um novo lote da CoronaVac é um alívio, em semana marcada por confusão em diversos pontos de vacinação contra Covid-19 em Fortaleza. Isso porque a falta de doses da CoronaVac fez com que várias pessoas, que deveriam tomar o reforço da vacina contra o coronavírus, ficassem sem o imunizante. Ao todo, mais de 38 mil pessoas na Capital aguardam a chegada dessa vacina para receber a segunda dose.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo Camilo, ocorreu um atraso no envio da vacina CoronaVac/Butantan, por conta do não recebimento de insumos da China. A expectativa é de que o serviço seja normalizado no início deste ano. Em função do problema, Camilo e o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, conversaram com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, reforçando a importância da ampliação do recebimento de vacinas. “Nós não vamos descansar enquanto todos os cearenses não forem vacinados, por isso o Estado tem feito contato com outros laboratórios, inclusive na China, para que a gente possa acelerar esse processo de vacinação”, garantiu Camilo.
Balanço da vacinação
Segundo o último balanço divulgado pelo Governo do Estado, através do Vacinômetro da Sesa, 2.622.350 doses de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas por meio do Programa Nacional de Imunização, até a última quinta-feira (29). Desse total, 1.330.833 cearenses receberam a primeira dose e 700.381 já foram imunizados com a segunda dose.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<