Ícone do site Portal GCMAIS

Pessoas com reação à vacina da Covid-19 podem ligar para o Plantão Coronavírus

OMS recomenda reforço a idosos imunizados com CoronaVac ou Sinopharm

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Para garantir suporte as pessoas que tenham reações as vacinas contra Covid-19 (Astrazeneca e Coronavac), a Secretaria de Saúde do Estado disponibiliza um canal com profissionais da área da saúde para dar auxílio aos cidadãos. Caso tenha tomado a vacina e sentiu algum mal-estar é só ligar no Plantão Coronavírus (85) 8439.0647.

Já os profissionais da saúde que estão acompanhando outras pessoas que tomaram a vacina para Covid-19 e sentiram alguma reação adversa, deve entrar em contato com o Plantão Epidemiológico Cievs pelo telefone: (85) 98724.0455.

Vale ressaltar que as reações são comuns, tanto que as farmacêuticas já disponibilizam em suas bulas os sintomas que as pessoas podem apresentar. No caso das vacinas que estão sendo injetadas para o controle da pandemia, as reações que dona Ana Luiza sentiu são bem comuns.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Reação adversa vacina Astrazeneca/OXFORD (Fiocruz)

Muito comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

Publicidade

Comum (pode afetar até 1 em cada 10 pessoas)

Incomum (pode afetar até 1 em cada 100 pessoas)

Muito raro

Reação adversa vacina Coronavac (Butantan)

Muito comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

Comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)

Incomum (pode afetar até 1 em cada 100 pessoas)

Saiba mais

A única medida preventiva capaz de frear a disseminação da Covid-19 em todo mundo é a vacina. Cientistas e laboratórios correram contra o tempo em busca de um imunizante capaz de combater o vírus do Sars-Cov-2 e muitos deles estão sendo utilizadas de forma emergencial em diversos países.

No Brasil não é diferente. Dois fabricantes, a Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz, e a Coronavac, no Butantan, são as únicas autorizadas pela Anvisa para a produção e distribuição das vacinas. O Ceará, um dos estados que mais aplica vacina por quantidade de lotes recebidos, segue com a campanha de vacinação para a contenção do vírus.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile