Ícone do site Portal GCMAIS

Setor de restaurantes diz que retomada não é suficiente para cobrir os prejuízos da pandemia

Setor de restaurantes diz que retomada não é suficiente para cobrir os prejuízos

Foto: Governo do Ceará

Na noite de sexta-feira (30), durante uma live nas redes sociais, o governador Camilo Santana ampliou os dias em que as atividades econômicas podem funcionar. Pelo novo decreto, os restaurantes estão autorizados a abrir novamente nos fins de semana em horário reduzido, de 10h às 15h. Tanto no sábado quanto no domingo com o toque de recolher que começa às 19h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Pelo segundo mês consecutivo, Fortaleza registra mais mortes do que nascimentos em abril, aponta estudo

Diante de uma situação tão dramática, toda abertura é recebida como alívio pelos profissionais do setor. Mesmo assim, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Taiene Righetto, afirma que a retomada “ainda é insuficiente para tudo que o setor tem vivido de restrições”.

Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, no programa CE no Ar, o presidente falou sobre a chegada de uma data aguardada pelo setor: o dia das mães. “O dia das mães sempre foi uma data muito importante, aumentamos em mais de 60% o faturamento e só vamos ter duas horas, basicamente, para funcionar. O horário poderia ser um pouco mais estendido”, reforça Taiene.

Publicidade

Confira a entrevista completa:

Leia também | A partir desta segunda (3), buggy para turismo com 50% da frota tem operação autorizada no Ceará

Que horas os shoppings vão abrir?

Os shoppings poderão abrir aos sábados e domingos em horário reduzido, de 12h às 17h. Tanto no sábado quanto no domingo o toque de recolher começa às 19h.

Em relação à abertura dos shoppings durante a semana, segue a determinação do decreto anterior. De segunda a sexta-feira, o funcionamento é de 12h às 18h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Igrejas podem funcionar?

Pelo novo decreto, as igrejas estão autorizadas a receber cultos e missas presenciais aos sábados e domingos, sem limitação fixada de horário. No entanto, as atividades precisam ocorrer com 10% de suas capacidades. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, segue a determinação do decreto anterior: as celebrações religiosas presenciais poderão ter uma ocupação de até 25%.

Que horas funcionará o comércio?

Ficou estabelecido que o comércio de rua está autorizado a abrir novamente aos sábados e domingos em horário reduzido, de 10h às 15h. Tanto no sábado quanto no sábado o toque de recolher começa às 19h.

Em relação à abertura do comércio de rua durante a semana, segue a determinação do decreto anterior. De segunda a sexta-feira, o funcionamento é de 10h às 16h. O toque de recolher continua diariamente, das 20h às 5 horas na semana.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile