Ícone do site Portal GCMAIS

Terceira fase da vacinação em Fortaleza pode começar nesta semana

Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 23 de junho (23/06)

Desde esta segunda-feira, a Prefeitura está disponibilizando 113 locais para o atendimento da população. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A terceira fase da vacinação contra covid-19 em Fortaleza pode estar perto de começar. Isso porque as doses da Pfizer, novo imunizante que está sendo distribuído pelo Governo Federal, chegam nesta segunda-feira (3) e devem ser usadas no grupo de pessoas que possuem comorbidades.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Segundo Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará, este novo tipo de imunizante que começará a ser aplicado no Estado exige alguns cuidados especiais. Um deles é o armazenamento, que demanda refrigeradores mais potentes. Por isso, neste primeiro momento, Fortaleza será o único município do Ceará a receber este lote da Pfizer.

Leia também | Pelo segundo mês consecutivo, Fortaleza registra mais mortes do que nascimentos em abril, aponta estudo

Além disso, este novo imunizante também demanda de novos cuidados no momento da aplicação. “Os vacinadores foram treinados na semana passada e, nesse primeiro momento, a vacinação vai ficar restrita à Capital”, afirmou Magda Almeida.

Publicidade

A terceira fase da vacinação contra covid-19 abrange o grupo de pessoas que possuem comorbidades, ou seja, doenças crônicas. Confira quais são:

Atestado para a terceira fase da vacinação

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 no Ceará abrange pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente grave. Para que este grupo seja imunizado, será exigido um atestado, prescrição ou relatório especificando a indicação da vacina pelo médico. As informações são da Secretaria de Saúde do estado.

Leia também | Fortaleza retoma a aplicação da segunda dose; confira a lista dos agendados para segunda-feira (03/05)

De acordo com a pasta, os municípios que seguirão para a próxima etapa do esquema vacinal precisam reforçar a checagem dos dados registrados no Cadastro Estadual de Vacinação.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico. A lista dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os municípios.

Confira o modelo dos atestados.

Sair da versão mobile