“A Primeira Doação a Gente Nunca Esquece”. Esse é o slogan da campanha lançada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que segue até 31 de maio. A ação será divulgada em todas as unidades do Hemoce em Fortaleza e nos Hemocentros Regionais do interior do Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo Nágela Lima, coordenadora de captação do Hemoce, o foco é sensibilizar e conscientizar a população que ainda não doou sangue para realizar o gesto de solidariedade. Ouça:
Nos últimos três anos, o Hemocentro cearense teve uma redução de cerca de 30% no número de pessoas que doaram pela primeira vez. Boa parte das doações de sangue recebidas pelo Hemoce é de voluntários regulares, ou seja, aqueles que doam mais de uma vez por ano. Em 2020, mais de 48% das bolsas coletadas foram de doações deste grupo.
Em virtude da pandemia, o agendamento da doação de sangue é uma das iniciativas fundamentais para evitar aglomerações nos hemocentros e manter o estoque de doações em níveis regulares.
“A solidariedade não pode ficar em quarentena porque as doações de sangue não podem parar. Nos últimos meses, o Hemoce esteve com estoque dentro da margem de segurança transfusacional”, reforçou Nágila.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento pode ser baixado na internet em hemoce.ce.gov.br.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.