ECONOMIA

Transposição do São Francisco pode aumentar produção de trigo no Ceará

A garantia da água deve permitir ainda o aumento na cultura de outros grãos

Compartilhe:
5 de maio de 2021
Portal GCMAIS

O agronegócio do Ceará pode encontrar um reforço para se tornar um grande produtor de trigo a partir do Projeto de transposição do Rio São Francisco. A cultura do trigo no estado ainda é recente, com início em 2019 na chapada do Apodi. O produto está entre os principais da pauta importadora cearense, com 8,7% nas compras feitas pelo Ceará de janeiro a março deste ano, segundo dados do Ministério da Economia.

Transposição do São Francisco pode aumentar produção de trigo no Ceará
Foto: Divulgação

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Silvio Carlos Ribeiro, afirmou que a produção de trigo na chapada do Apodi e em outras regiões estado podem ser beneficiadas com a transposição. Ouça:

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nos primeiros três meses de 2021, as importações cearenses de trigo somaram US$ 65 milhões, volume que encontra espaço no mercado. A expectativa de que as águas do Rio São Francisco garantam boa distribuição e disponibilidade hídrica vai permitir a ampliação de novas experiências envolvendo a produção do grão.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

No Brasil, os principais produtores de trigo se concentram no Rio Grande do Sul e Paraná. Das 6 milhões de toneladas produzidas pelo País em 2020, somente a região Sul foi responsável por 5 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.