O Dia das Mães, considerada a principal data comemorativa do primeiro semestre, deve aquecer as vendas no comércio pelos próximos dias. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bastante próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia da covid-19.
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Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem as mães este ano, o que deve movimentar R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, a data se mantém como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães, até mesmo como uma forma de compensar o distanciamento social imposto pela pandemia.
“Mas, eu faço um apelo para os filhos que vão comprar um presente. Vá o quanto antes, não deixe para o último dia, porque não podemos aglomerar dentro de loja. E quando você for, se encontrar uma loja com a capacidade acima do permitido, fique esperando do lado de fora. Vamos respeitar os protocolos”, aconselhou.
De segunda-feira a sexta-feira, as lojas de ruas estão autorizadas a funcionar de 10h às 16h e dos shoppings, de 12h às 18h. No sábado e domingo, as lojas precisam fechar uma hora mais cedo.
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Presentes mais procurados para o Dia das Mães
A pesquisa CNDL/SPC Brasil ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%). Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 197,46.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 69% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes nos shopping centers (26%) e em lojas de rua (20%). A internet aparece como local de compra de 57% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%).
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (79%), como também as esposas (18%) e sogras (18%).
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Maioria pretende comemorar a data na casa da mãe
Apesar dos alertas para que a população evite eventos sociais e aglomerações, o local da comemoração da data deverá seguir a tradição para a maioria dos brasileiros: 41% dos entrevistados planejam comemorar na casa da mãe, 36% em sua própria casa, e 8% vão comemorar à distância, através de vídeo chamada ou telefone. Considerando aqueles que devem comemorar à distância, 88% citam a pandemia como motivadora.