Ícone do site Portal GCMAIS

Covid-19: ocupação das UTIs no Ceará volta a subir e chega a 93,4% neste domingo (9)

vCovid-19: ocupação das UTIs no Ceará volta a subir e chega a 93,4% neste domingo (9)

Foto: Ministério da Saúde

Apesar de o Ceará estar passando por um período de retomada da economia, a situação do sistema de saúde do Estado ainda é grave. Neste domingo (9), segundo os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, 93,4% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com covid-19 estão ocupados.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também |Farmácias participam de edital do Governo que credencia vacinação contra a Covid-19 nos locais

Este número pode apresentar um retrocesso nas melhorias que o índice estava apresentando nos últimos dias. Entre os dias 30 de abril e 7 de maio, na última sexta-feira, o Ceará estava apresentando uma ocupação dos leitos de UTIs que era inferior a 90%, o que representava uma redução, mesmo que ainda pequena, na pressão sobre o sistema de saúde. Porém, no sábado (8), o índice voltou a subir para o patamar crítico, com 90,7%.No domingo, por volta das 12h, a ocupação já estava em 93,4%.

Já nas enfermarias, a situação, apesar de alarmante, é menos crítica, com o índice de ocupação se mantendo próximo dos 70% na maior parte da semana. Porém, neste domingo, o aumento nas internações também foi considerável, chegando aos 79,66%.

Publicidade

Confira os gráficos que mostram a ocupação dos leitos de UTI nesta última semana:

Atualmente, o sistema de saúde no Ceará possui 5.146 leitos exclusivos, sendo 3.809 de enfermaria e mais 1.337 leitos de UTI.

Leia também | Profissionais da saúde no HGF são homenageadas nesse dia das mães

A ocupação das UTIs e a retomada

Durante uma live na última sexta-feira, o governador Camilo Santana destacou que a ocupação dos leitos de UTIs estava entre as principais preocupações do Comitê de Combate à Covid-19. Este seria um dos motivos pelo qual os gestores preferiram não avançar na retomada da economia durante essa semana e optaram por manter as mesmas restrições do decreto anterior.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Houve uma preocupação muito destacada hoje, dentro do comitê, que foi o aumento na positividade dos exames em todo o Ceará, acima dos 60%, constatando um aumento significativo em relação à semana anterior, além do nível elevado de leitos ocupados no Estado. Com isso, acendeu um sinal de alerta e, pelo princípio da prudência, o comitê decidiu não fazer nenhuma alteração em relação ao decreto vigente, renovando e mantendo todas as atividades autorizadas por mais uma semana. Exatamente para que possamos avaliar melhor os dados, e para que, com segurança, a gente decida o que pode ser alterado. A pior das decisões é retroceder e restringir mais, se houver um aumento de casos. Mas, isso vai depender da ajuda de todos”, disse Camilo Santana.

Sair da versão mobile