Ícone do site Portal GCMAIS

IBM cria menor chip do mundo de 2 nanômetros

Menor chip do mundo de 2 nanômetros é criado pela IBM

Inovação provavelmente levará vários anos para chegar ao mercado.

O menor chip do mundo foi desenvolvido no laboratório da IBM em Albany, Nova Iorque, nos Estados Unidos. No local, os cientistas atuam em colaboração com parceiros do setor público e privado, incluindo a Samsung e a Intel.

A novidade tem 2 nanômetros (o equivalente a 0,000002 milímetros) e foi projetado para alcançar um desempenho 45% maior ou um uso de energia 75% menor em relação aos chips de 7 nanômetros, que são os mais avançados do mercado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outro benefício é a possibilidade de acelerar as funções de laptops, oferecendo um processamento mais rápido em aplicações, auxílio mais fácil na tradução de idiomas e maior velocidade no acesso à internet.

Os chips de 2 nanômetros serão menores e mais rápidos do que os chips de ponta de 5 nanômetros conhecidos atualmente, que só agora estão aparecendo em smartphones premium, a exemplo dos modelos iPhone 12 da Apple, e os chips de 3 nanômetros aguardados para vir após os de 5 nanômetros.

Publicidade

A inovação provavelmente levará vários anos para chegar ao mercado. Antes uma grande fabricante de chips, a IBM agora terceiriza sua produção de alto volume de chips para a Samsung Electronics.

Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research, disse à Reuters em uma entrevista que os cientistas foram capazes de cobrir com folhas de material isolante de apenas alguns nanômetros de espessura para impedir vazamentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

“No fim, há transistores, e todo o resto (na computação) depende se o transistor ficar melhor ou não. E não há uma garantia que haverá mais um avanço do transistor de geração em geração. Portanto, é uma grande feito toda vez que temos a chance de dizer que haverá outro”, afirmou Gil.

Atualmente, estão presentes no mercado chips de computador que alimentam os dispositivos com tecnologia de processamento de 10 ou 7 nanômetros, mas já com fabricantes que produzem chips de 5 nanômetros.

Sair da versão mobile