Ícone do site Portal GCMAIS

Medo da Covid-19 leva alunos para aulas remotas na retirada da CNH

Foto: Unsplash

A pandemia do coronavírus mudou o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Novas metodologias precisaram ser adotadas para ter acesso ao documento, entre elas: a implantação das aulas de legislação pela internet.

De acordo com um levantamento do Sindicato das Autoescolas do Ceará (Sindcfc’s), a aceitação de quem está solicitando a carteira de motorista pelas aulas remotas é de quase 100%. O sistema foi adaptado para contemplar o conteúdo, já que a carga horária e a duração das aulas teóricas seguem os mesmo critérios das aulas presenciais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O presidente do Sindcfc’s, Eliardo Martins, diz que: “A mudança está agradando aos alunos, que nao precisam mais se deslocar durante nove dias para assistir a aula na própria autoescola.”. Ele destaca ainda que essas aulas remotas acontecem ao vivo, ou seja, em tempo real professores e alunos se encontram por uma sala de aula virtual.

“O aluno acompanha tudo de onde ele estiver. Isso é uma comodidade de assistir às aulas de forma segura. Ele só precisa de um computador ou celular com câmera”, destaca Martins.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a implementação da modalidade por causa da Covid-19. Especialistas apontam que esse pode ser o futuro das aulas teóricas para ter acesso à CNH.

Publicidade

Leia também | Primeira CNH: conheça o passo a passo para tirar a sua

“As aulas eram dinâmicas”

Yalis Tavares está em processo de aquisição da carteira de motorista Ela está participou das aulas teóricas de casa. Durante os encontros virtuais, ela diz que aprendeu tudo sobre os dispositivos da Legislação de Trânsito.

“As aulas eram dinâmicas. O professor ajudou muito nesse processo. Quando a gente tinha dúvida, bastava interagir pelo chat disponibilizado durante às aulas. Foram nove dias de aprendizado.”, conclui a estudante de direito. Ela tem a previsão de fazer a prova teórica só em julho.

Adotada desde agosto de 2020, esse tipo de ensino vem aumentando as notas dos estudantes no teste teórico do Departamento Estudual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). “Percebemos, inclusive que vários alunos estão tirando dez, o que era raro de acontecer. Na situação online, o aluno fica mais atento e não existe a necessidade de deslocamento.”, conclui o dirigente do sindicato que representa as autoescolas.

As aulas práticas precisam seguir os protocolos sanitários de combate à pandemia. Além do agendamento, é obrigatório o uso da máscara e o distanciamento social. A cada aluno, o carro usada para a prática deve ser higienizado. As aulas estão sendo disponibilizadas segunda os decretos do governo estadual e da prefeitura.

Já a aplicação da prova de legislação online é marcada pelo órgão de trânsito. A fase final do processo, onde o aluno vai dirigir e ser avaliado por um técnico do Detran, está sendo feita por meio de agendamento, seguindo as medidas preventivas contra o coronavírus e evitar aglomeração.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile