Ícone do site Portal GCMAIS

Seis unidades de acolhimento são disponibilizadas para população em situação de rua

Seis unidades de acolhimento são disponibilizadas para população em situação de rua

Seis unidades de acolhimento são disponibilizadas para população em situação de rua

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), disponibiliza seis unidades de acolhimento institucional exclusivas para a população em situação de rua. São dois abrigos, uma Casa de Passagem, duas pousadas sociais e um acolhimento para isolamento e quarentena para pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Os abrigos estão localizados nos bairros João XXII (atendimento de mulheres e famílias) e Jacarecanga (acolhimento apenas de homens). Ambos têm estrutura física de um lar, funcionando de forma ininterrupta, garantindo assistência integral.

Leia também | Projeto ajuda pessoas em situação de rua durante a pandemia; saiba como contribuir

Nesses locais, os usuários são acompanhados por assistente social e psicólogo, que buscam identificar as possibilidades da superação da situação de rua. Nos mesmos moldes, também funciona a Casa de Passagem, localizada no Centro de Fortaleza. O equipamento, que recebe homens e mulheres, diferencia-se pelo perfil de acolhimento de curta duração. Tanto os abrigos quanto a Casa de Passagem ofertam 50 vagas, cada.

Já as duas Pousadas Sociais funcionam das 20 horas às 7 horas, todos os dias da semana, fornecendo espaço para guardar pertences, higiene pessoal, espaço de convivência e ceia. Cada pousada oferta 100 vagas para pernoite. Nas Pousadas Sociais, os usuários chegam por livre demanda, enquanto os abrigos e a Casa de Passagem recebem seus usuários por meio da Central de Vagas, alimentada com informações dos demais equipamentos da assistência social.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Covid-19

Desde abril, um novo acolhimento provisório, com 20 vagas, foi aberto para isolamento e quarentena de pessoas com suspeita de Covid-19. Qualquer usuário que pretenda ingressar em algum dos outros acolhimentos chega inicialmente a esse equipamento, onde realiza o teste. Caso não esteja contaminado, é transferido para os demais acolhimentos. Já os casos positivos ficam isolados por 14 dias, sendo testados novamente até que possam ser transferidos.

Essa iniciativa amplia as estratégias de cuidados com a população de rua em Fortaleza e reduz as transmissões comunitárias entre o segmento, além de conter a disseminação do vírus. Os acolhidos com Covid-19 poderão ser encaminhados por serviços da própria SDHDS e demais políticas públicas, rede socioassistencial, rede de atuação com a população de rua, rede de saúde, dentre outras.

Endereços das casas de acolhimento

1 – Rua Dom Manuel, 1250 – Centro

2 – Av. Imperador, 775 – Centro

3 – Rua Francisco Sá, 1833 – Jacarecanga

4 – Av. da Universidade, 1885 – Benfica

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Sair da versão mobile