SAÚDE

Como curar a afta?

Saiba o que causa as aftas, qual o tratamento e como se prevenir

Compartilhe:
14 de maio de 2021
Márcia Catunda

A afta é uma das lesões na boca mais comuns, mas que podem gerar sérios incômodos. Dependendo da localização e da situação da inflamação, a pessoa pode ter dificuldade em fazer coisas simples, como comer. Por isso, é muito comum que as pessoas busquem soluções para o problema.

Como curar a afta?
Foto: Pexels

Segundo o dentista Lynus Vieira de Almeida, a afta, muitas vezes, se resolve sem a necessidade de qualquer medicação. “A afta costuma ser resolvida naturalmente após alguns dias (normalmente, em até 10 dias)”, diz o profissional.

Leia também | Auxílio Emergencial: segunda parcela é antecipada; confira o novo calendário

Porém, em algumas situações, o incômodo pode ser maior do que o normal e, nesses casos, pode ser necessário tomar alguns remédios. “Dependendo do tamanho e da área envolvida, o paciente pode apresentar muita dor, além de incômodo na hora de comer. Nesses casos, é possível prescrever medicamentos analgésicos e pomadas tópicas anestésicas, aplicadas sobre a afta, que reduzem os sintomas e trazem mais conforto ao paciente”, recomenda.

Dr. Lynus Vieira também destaca que alguns cuidados simples são importantes para impedir o agravamento das aftas. “Recomenda-se evitar alimentos muito quentes, temperados ou ácidos, para evitar uma irritação ainda maior. Deve-se continuar escovando os dentes e usando o fio dental regularmente, tomando apenas mais cuidado para não traumatizar novamente a área”, diz o dentista.

Ele também alerta que, mesmo com a afta sendo uma inflamação relativamente simples, em algumas situações ela pode ficar grave e, nesses casos, é necessário o acompanhamento médico. “Se alguma ferida persistir por mais de duas semanas na boca, se o paciente sentir dor não controlável, se as lesões forem grandes (maiores que 2 centímetros) ou muito recorrentes, indica-se entrar em contato imediatamente com seu médico ou dentista. Eles poderão investigar melhor a condição, auxiliar no controle sintomatológico e descartar outras hipóteses de diagnósticos”, diz Dr. Lynus Vieira.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Afta: quais são as causas e como se prevenir?

Segundo o Dr. Lynus Vieira, as aftas são pequenas feridas na boca que podem ter inúmeras causas, desde um machucado durante a escovação até uma mordida na bochecha. Ele também lista algumas causas comuns para essas inflamações:

• Certos tipos de alimentos: chocolate, café, alimentos ácidos, condimentados (cuidado especial com bebidas muito quentes e alimentos que podem cortar a gengiva).
• Carência de vitaminas e minerais: ferro, ácido fólico, B12 e zinco.
• Alterações hormonais: como as que ocorrem durante o período menstrual.
• Algumas condições sistêmicas: doenças inflamatórias, problemas gastrointestinais e doenças que afetam o sistema imunológico.
• Fatores genéticos
• Fatores emocionais (estresse a ansiedade são fatores associados)

Leia também | Senado aprova suspensão no aumento de preço de medicamentos em 2021

Por ser um problema que pode surgir de diversas formas, o dentista afirma que a forma de se prevenir é ficar atento às causas citadas anteriormente. “Deve-se ter atenção especial durante a higienização da boca (usar escovas macias, fazer movimentos circulares, não aplicar muita força e, principalmente, ter atenção durante todo o procedimento)”, recomenda o Dr. Lynus Vieira.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.