DECRETO ESTADUAL

Em novo decreto, Camilo anuncia ampliação do horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral

Decisões do novo decreto foram divulgadas na noite desta sexta-feira (14), em live nas redes sociais do governador.

Compartilhe:
14 de maio de 2021
Assistente de Redação vídeo

Na noite desta sexta-feira (14), o governador Camilo Santana anunciou o novo decreto do Governo do Ceará, que traz como grande novidade o avanço da flexibilização nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais.

Em novo decreto, Camilo anuncia ampliação do horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral
Camilo anunciou as novidades do decreto ao lado do secretário de saúde do estado, Dr. Cabeto. Foto: Reprodução/Facebook

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A partir da próxima segunda-feira (17), quando o decreto entra em vigor, o comércio de rua poderá funcionar de 10h às 19h. Já o comércio em shopping expande o horário de 12h às 21h. Os restaurantes poderão funcionar de 10h às 21h. Já as academias poderão abrir até as 21h.

Já as macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições estabelecidas no decreto anterior, em virtude dos números de casos de covid-19 nessas áreas ainda serem preocupantes. A situação de Fortaleza, de acordo com Camilo Santana, apresentou uma melhora nos últimos sete dias, com redução significativa da taxa de positividade de casos.

“Diante dos números e dados colhidos e analisados pela Secretaria de Saúde, o comitê decidiu avançar na flexibilização especificamente onde os números melhoraram consideravelmente, na Grande Fortaleza e Região Norte. Para as Macroregiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, estão mantidas todas as determinações do decreto anterior, contudo o Estado orienta que os municípios com indicadores altos que ampliem as medidas restritivas, a fim de reduzir os índices da Covid-19”, apontou Camilo.

O anúncio do novo decreto ocorreu após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.

Apelo

O governador fez um novo apelo para que os cearenses sigam tomando cuidados os todos os dias, utilizando máscaras ao sair de casa e evitando aglomerações. “Sempre baseamos as nossas decisões na ciência e nos nossos especialistas, sempre com o objetivo de salvar vidas. A única forma de vencermos essa pandemia e voltarmos à normalidade é vacinar a todos os cearenses, mas devido a escassez de vacinas nas próximas semanas, precisamos ter muita cautela, zelo e prevenção. É importante que cada um de nós cearenses, que amamos nossos familiares e aqueles que estamos próximos, vamos todos continuar nesse esforço coletivo de união. Vamos usar máscara, praticar o distanciamento social e não promover e nem participar de aglomerações, e assim vamos superar esse momento desafiador”, comentou Camilo Santana.

O governador informou ainda que as decisões do novo decreto de enfrentamento à pandemia no Ceará devem ser divulgadas neste sábado (15). As medidas do novo decreto entram em vigor nesta segunda-feira (17) e valem até o dia 23 de maio (domingo).

>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Confira as decisões do novo decreto:

1) O comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;
2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;
3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;
4) Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;
5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;
6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.