Maiores precipitações foram no Litoral, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e dos Inhamuns. Chuvas devem continuar no fim de semana, mas com menor intensidade
Funceme registra chuvas em 110 municípios cearenses nas últimas 24 horas
Pelo menos 11 municípios cearenses registraram chuvas entre as 7h de quinta-feira (13) e 7h desta sexta-feira (14). Aquiraz, no litoral de Fortaleza, registrou a maior chuva do período com 61 milímetros (mm).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Leia também | Auxílio Cesta Básica: prazo para solicitar o benefício é estendido até 24 de maio
Na Capital, o acumulado chegou a 32 mm, no posto Água Fria. Fortaleza tem registrado chuva intensa desde o início da semana, com forte ventania, relâmpagos, trovões e raios.
No Maciço de Baturité, a cidade de Mulungu teve chuva de 58 mm e Itapiúna, 57 mm. Já no Sertão Central e Inhamuns, Quixeramobim teve precipitação de 52 mm. Canindé registrou acumulado de 50 mm.
Leia também | Auxílio Emergencial: segunda parcela é antecipada; confira o novo calendário
Os dados são da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos).
Maiores chuvas nas últimas 24 horas
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes): 61.0 mm
Mulungu (Posto: Mulungu): 58.0 mm
Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 57.0 mm
Itapiúna (Posto: Itapiuna) : 54.0 mm
Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaa) : 52.0 mm
Canindé (Posto: Baixa Fria) : 50.0 mm
Maranguape (Posto: Olho Dagua) : 45.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 42.0 mm
Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 41.0 mm
Redenção (Posto: Redencao) : 36.0 mm
Ouça
Previsão de chuvas para o fim de semana
A Funceme prevê tempo chuvoso para essa sexta-feira (14). O dia deve ter céu nublado ou parcialmente, com eventos de precipitações em todo o Estado. Já para esse sábado (15), a expectativa é de nebulosidade variável, com chuva isolada em todas as regiões.
Balanço da quadra chuvosa nos açudes cearenses
A quadra chuvosa de 2021 vem mantendo, de uma forma geral, o nível dos reservatórios monitorados do Estado. O cenário, entretanto, não tem sido suficiente para recuperar o volume de grande parte dos açudes cearenses. São os efeitos da crise hídrica que perdura desde o ano de 2012.
De acordo com a Cogerh (Companhia dos Recursos Hídricos), dentre os reservatórios estratégicos, o Castanhão registra hoje volume acumulado de 12,96% e ainda inspira atenção. Já o Banabuiú, no Sertão Central, e o Orós, no Centro Sul, registram basicamente o mesmo volume do ano passado, 9,41% e 28,7%, respectivamente.
Até quarta-feira, 12, o Ceará registrou 19 açudes sangrando, 12 com volume superior a 90% e 45 com volume inferior a 30%.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.