Ícone do site Portal GCMAIS

Novas altas da taxa Selic devem elevar os ganhos da poupança, dizem economistas

Copom inicia nesta terça-feira (16) reunião que promete elevar taxa de juros

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os rendimentos dos recursos aplicados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vinham superando os ganhos na caderneta de poupança, que é a modalidade de investimento mais popular do Brasil, e ainda de outras opções de renda fixa. Isso aconteceu após a queda da taxa básica de juros, a Selic, nos últimos anos. Entretanto, o cenário pode modificar nos próximos meses por conta de possíveis altas da Selic.

A previsão econômica para a taxa é de alta até o final de 2021. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a taxa básica de juros deve encerrar o ano em 5,5%. Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, o economista Érico Marques analisou a mudança. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ERICO.mp3?_=1

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Mas os recursos do FGTS não podem ser acessados a qualquer momento e, sim, apenas em situações específicas, como aposentadoria, na compra da casa própria e nos casos de doenças graves (como AIDS ou câncer) do trabalhador.

Publicidade

A manutenção da Selic em um patamar de 2% fez com que os rendimentos do FGTS superassem os ganhos da poupança, que segue uma dinâmica de 75% da taxa básica de juros. O economista Érico Marque faz um resgate e lembra que, com o passar do tempo, a dinâmica de investimento sofreu alterações.

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ERICO-2.mp3?_=2

 

É fundamental o investidor sempre se planejar para a retirada dos recursos. No entanto, os lucros em determinadas opções de investimento de renda fixa estão sujeitos à cobrança do Imposto de Renda.

Contas vinculadas ao FGTS são remuneradas com 3% ao ano, além da Taxa Referencial que está em zero e a distribuição dos lucros anuais do fundo, no qual o percentual é estabelecido pelo Conselho Curador.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile