O governador Camilo Santana anunciou na manhã deste sábado (15) a chegada de mais 25.020 doses de vacinas da CoronaVac/Butantan. A nova remessa de imunizantes foi enviada pelo Ministério da Saúde (MS) em cumprimento a uma ação movida pelo Governo do Estado na Justiça Federal. Para conseguir o novo lote, o governador destacou a parceria com Ministério Público do Ceará (MP-CE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Estado (DPE) e da União (DPU).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Camilo destacou ainda que as vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses. Dessa forma, serão beneficiadas pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido.
“Importante conquista para nosso estado. Não temos medido esforços para garantir que nossa população seja vacinada o mais rápido possível”, destacou o governador.
Leia também | Em novo decreto, Camilo anuncia ampliação do horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral
Neste sábado (15), a campanha de vacinação no Ceará segue em ritmo de mutirão. Só em Fortaleza, a aplicação das doses – destinadas a profissionais de saúde e pessoas que integram a 3ª fase da campanha – ocorre em 67 pontos da Capital.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também anunciou a chegada de um novo lote com 42 mil doses da Coronovac. O gestor também antecipou que neste domingo (16) será realizado na capital cearense um mutirão para quem perdeu o agendamento da vacina.
Recebemos há pouco mais de 42 mil doses de Coronavac e amanhã (16/5) vamos realizar um grande mutirão de vacinação para atender todo o público que está com a segunda dose em atraso. Logo mais, divulgaremos a lista para informar o horário e local onde cada um receberá a vacina.
— Sarto (@sartoprefeito12) May 15, 2021
Distribuição das doses
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esclareceu que a distribuição das doses de CoronaVac aos municípios será realizada seguindo a recomendação do MP-CE, MPF e MPT.
A orientação é para que o repasse imediato ocorra somente aos municípios que utilizarão o imunizante como segunda dose, seguindo os seguintes critérios:
1. Já estejam vencidos os intervalos de aplicação da segunda dose ou venham a se vencer nas próximas 72 (setenta e duas) horas;
2. Com apresentação pelo Município de número exato de pessoas com vacinas atrasadas, ordenadas pelos dias de atraso
3. Com a declaração assinada pelos Secretários de Saúde dos Municípios, sob pena de responsabilização criminal em caso de informação falsa, nos termos do art. 299 do Código Penal de Lei de Improbidade Administrativa.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<