Ícone do site Portal GCMAIS

Campanha Maio Vermelho alerta para a conscientização sobre a hepatite

Foto: Divulgação

O mês de maio traz a campanha “Maio Vermelho”, dedicada ao combate à hepatite, doença de fácil contágio que afeta o fígado, mas que também pode ter como causa medicamentos. Em grande parte dos casos, as pessoas não sabem que estão infectadas.

A hepatite é a degeneração do fígado que pode ser causada, por exemplo, por infecções virais, dos tipos A, B, C, D e E. Mas cada tipo da doença pode ser transmitido de diferentes formas e apresenta outras características, como detalha o infectologista Anastácio Queiroz. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ANASTACIO-1.mp3?_=1

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Mas Anastácio Queiroz destaca alguns sinais.

Publicidade
https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ANASTACIO-2.mp3?_=2

 

 

Para saber se há necessidade de realizar exames que detectam as hepatites, é importante observar se você já se expôs a algumas dessas situações: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; se praticou relação sexual desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Mães infectadas podem transmitir as hepatites B, C e D, para o filho durante a gravidez, parto e amamentação. Outros fatores também contribuem para a hepatite se manifestar no organismo, a exemplo do consumo excessivo de álcool e do uso contínuo de medicamentos.

Segundo especialistas, a melhor e mais eficaz forma de prevenção contra as hepatites A e B ainda é a vacinação. As doses contra a doença integram o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile