Começa nesta segunda-feira (17) e segue até 28 de maio o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse também é o prazo para apresentar justificativa dos candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não realizaram as provas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os interessados em participar do Enem 2021, isentos ou não, devem fazer a inscrição para o exame, quando o edital for lançado. Mesmo quem tiver a isenção da taxa aprovada precisa se inscrever, já que só o deferimento da isenção não é garantia para participação nas provas.
Quem tiver o pedido negado pode se inscrever normalmente e pagar a taxa, dentro do período determinado. Podem pedir a isenção da taxa: candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública; ou ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ser bolsista integral na rede privada; além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para pedir a isenção e justificar a ausência na prova de 2020, basta acessar a página do INEP, digitar o CPF e a data de nascimento. É importante que os dados pessoais informados estejam iguais aos que estão cadastrados na Receita Federal.
Os participantes do Enem também podem pedir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<