SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Motociclistas são as principais vítimas de mortes no trânsito de Fortaleza, aponta estudo

Apesar de uma redução de 49% nas mortes no trânsito da cidade, ainda há um número grande de sinistros

Compartilhe:
18 de maio de 2021
Portal GCMAIS

O Relatório Anual de Segurança Viária, lançado nesta segunda-feira, aponta que as pessoas acima de 30 anos de idade são as que mais morrem no trânsito de Fortaleza. O ano de 2020 contabilizou 92 vítimas nesta faixa etária. Em todo o ano passado, a cidade registrou 193 óbitos, a sexta redução consecutiva.

Motociclistas são as principais vítimas de mortes no trânsito de Fortaleza, aponta estudo
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Os motociclistas continuam sendo as principais vítimas dos acidentes de trânsito: 51% dos acidentados estavam guiando motos. Apesar de uma redução de 49% nas mortes no trânsito da cidade, ainda há um número grande de sinistros. Em 2014, por exemplo, foram 377 mores no trânsito da capital.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Nesta segunda-feira, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, lançou a nova Central da Mobilidade para preservação de vidas no trânsito. A Central vai contar com a atuação de órgãos como AMC (Autarquia Municipal de Trânsito), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), Guarda municipal e Polícia Militar. O objetivo é reunir informações que possam ajudar no controle maior de trânsito e ajudar na redução de mortes.

“Além de todo o benefício direcionado à segurança viária e à segurança pública, teremos embasamentos para estudar futuras políticas públicas para a cidade”, informou José Sarto.

Recentemente, algumas vias de Fortaleza entraram no Programa de Redução de Velocidade, passando de 60 km/h para 50 km/h. É o caso das avenidas Antônio Sales, Dom Luís e Leste-Oeste. A superintendente da AMC, Juliana Coelho, explica que a Central deve facilitar o atendimento às vítimas de acidentes e também dar maior fluidez ao trânsito em acidentes sem gravidade.

“Estamos preparados para, dentro do possível, agir preventivamente, identificar comportamentos de risco e enviar equipes para minimizar ocorrências. Em caso de acidentes, o intuito é assegurar um atendimento pré-hospitalar mais rápido por meio do controle semafórico e da atuação do Samu”, detalhou Juliana Coelho.

Neste mês, o Departamento Nacional de Trânsito lançou a campanha “Maio Amarelo”. O diretor geral do órgão, Frederico Carneiro, lembra a necessidade de atenção na hora de dirigir e que os condutores sempre tenham em mente que o maior protege o menor. Ouça:

 

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.