A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que realizará nesta terça-feira (17) uma segunda chamada para os trabalhadores da saúde que perderam a data de agendamento da aplicação da vacina contra a Covid-19. O horário de atendimento para aplicação tanto da primeira quanto da segunda dose será de 9h às 17h, no salão Taíba do Centro de Eventos do Ceará.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Para ser contemplado, o profissional precisa levar a comprovação do agendamento prévio, documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório de efetivo exercício da profissão em Fortaleza de forma impressa.
Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta terça, 18 de maio (18/05)
É necessário também que o profissional comprove que se enquadra nas categorias e subgrupos profissionais, atendendo aos critérios normativos vigentes definidos através da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE).
Segundo a resolução da circular Nº 57/2021, do Ministério da Saúde, são considerados trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha contra a Covid-19, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde. Entre esses locais estão hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Não entram nessa categoria, segundo a orientação federal, os profissionais academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal.
Vacinação dos demais grupos prioritários
Além da vacinação para profissionais de saúde, o estado do Ceará segue em campanha que inclui ainda a segunda dose da AstraZeneca nos idosos e a primeira dose do público da terceira fase, mediante agendamento. Os pontos de vacinação são: Centro de Eventos, Arena Castelão, Shopping Riomar Fortaleza, Sesi Parangaba e nos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).