Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará recebe mais um lote de vacinas com 25 mil doses da Pfizer

Ceará recebe 27º lote de vacinas com 25 mil doses da Pfizer

Lote desembarcou por volta das 22h desta terça-feira. Foto: Governo do Estado.

Desembarcou em Fortaleza na noite desta terça-feira (18), por volta das 22h, o 27º lote de vacinas contra a covid-19 para o Ceará. O carregamento desta vez é de 25.740 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, em mensagem nas redes sociais, destacando que 2.426.479 já doses foram aplicadas em todo o estado.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 19 de maio (19/05)

Os novos imunizantes que aportaram no Estado são destinadas à aplicação da primeira dose (D1) na Fase 3, contemplando o grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Com a nova remessa, o estado do Ceará soma 3.478.300 doses recebidas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS).

Distribuição

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que nesta quarta-feira (19) Fortaleza receberá 18.340 vacinas da Pfizer para primeira dose. Para todo o Estado serão enviadas 50.420 primeiras doses da vacina da AstraZeneca. Também nesta quarta-feira (19), segundo a Sesa, as segundas doses de CoronaVac com aplicação em atraso no Estado serão distribuídas para 120 municípios que enviaram a documentação exigida nas recomendações do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho.

Dessa forma, um total de 46.350 pessoas receberão o reforço da vacina. As cidades de Fortaleza e Eusébio já receberam as segundas doses de CoronaVac no último sábado (15) e na segunda-feira (17), respectivamente.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

De acordo com o Governo do Estado, a logística de distribuição dos imunizantes é operacionalizada pela Sesa, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Para o material chegar em todos os municípios, são traçadas oito rotas, sendo cinco aéreas, que levam os imunizantes às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto às secretarias municipais de Saúde.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada um dos municípios. O controle do repasse das remessas visa cumprir as diretrizes de destinação das doses, evitando que D2 seja utilizada como D1, e garantir o acondicionamento dos imunizantes em condições recomendadas quando para uso não imediato.

Sair da versão mobile