As cidades brasileiras estão cada vez mais lotadas. Seja nos ônibus, metrôs ou automóveis, a quantidade de pessoas nas ruas gera lotações e congestionamentos, preocupações da maior parte dos gestores de grandes cidades atualmente. É por isso que muitos especialistas apostam nas bicicletas como veículos do futuro e nas ciclofaixas como investimentos na mobilidade urbana.
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Neste cenário, Fortaleza é um dos destaques em todo o Brasil. “Todos os meses a Prefeitura de Fortaleza implanta novas ciclovias e ciclofaixas. Hoje, na cidade, a malha cicloviária total é de 369 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, diz Gustavo Pinheiro, engenheiro da Autarquia Municipal de Trânsito.
Porém, os especialistas apontam que, atualmente, tão importante quanto ter uma vasta malha cicloviária é, também, torná-la acessível. Isso porque as bicicletas não são usadas apenas como esporte ou lazer, mas principalmente como forma de se locomover para o trabalho ou escola.
“A bicicleta, segundo pesquisas realizadas pela Prefeitura, é utilizada, principalmente, como meio de transporte. Seja para ir para o trabalho, para o estudo, ou como forma de deslocamento para outras atividades”, destaca Gustavo Pinheiro.
Na acessibilidade às ciclovias, Fortaleza volta a sair na frente das outras cidades brasileiras. Segundo os dados da plataforma MobiliDADOS, atualizados em 2021, a Capital cearense possui 47% da população morando próxima às ciclovias ou ciclofaixas.
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Expansão das ciclovias e ciclofaixas durante a pandemia
Uma das formas de diminuir a transmissão do coronavírus é evitar aglomerações. Mas, nos trajetos diários das grandes cidades, com ônibus e metrôs lotados, isso é um grande desafio. Por isso, diversas capitais pelo mundo investiram na bicicleta como uma forma de combater a contaminação nos transportes públicos.
Durante a pandemia de covid-19, Fortaleza já implantou cerca de 78,2 km de ciclovias e ciclofaixas em diversos bairros da Cidade. Esse número é superior ao de outras grandes capitais da América Latina, como Lima e Buenos Aires, e maior até do que Paris.
“Apenas neste ano, na gestão Sarto, já são 22 km de novas ciclovias e ciclofaixas”, explica Gustavo Pinheiro. “Temos como meta terminar a gestão com 500 km de malha cicloviária. E vamos implantar, em breve, ciclovias e ciclofaixas em bairros como Centro, José Walter e Bairro de Fátima. Já implantamos, recentemente, ciclofaixas em bairros como Bom Sucesso, Parque São José e Jardim América”, conclui.
Confira o especial de mobilidade na pandemia do CE no Ar
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