Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
IMPOSTO DE RENDA
Deixou a declaração para última hora? Confira as dicas do especialista para não cair na malha fina
Contribuintes têm até o dia 31 de maio para acertar as contas com o Leão
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 24 de maio de 2021
Deixou a declaração para última hora? Confira as dicas do especialista para não cair na malha fina
O contribuinte deve ter em mãos todos os documentos para o envio da declaração. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para quem não declarou o Imposto de Renda ou está com alguma pendência, o prazo final vai até o dia 31 de maio. O economista e coordenador operacional da Pitágoras Fortaleza, Aldizio Oliveira, explica que é importante estar atento e ter em mãos todos os documentos para o envio, uma vez que o atraso vai acarretar o pagamento de uma multa de, no mínimo R﹩ R﹩165,74, e máximo de 20% do imposto devido.

“A recomendação é aproveitar essa semana para realizar a declaração, e não deixar para o último dia, até porque o sistema tem um prazo para ser fechado. O sistema funciona 20h por dia, sendo que fica fechado de 1h até 5h da manhã, então é importante estar alerta porque o número de acessos na plataforma do imposto de renda é bem intenso”, afirma.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outra observação é se o contribuinte recebeu auxílio emergencial no ano de 2020 ou seu dependente, pois aqueles que receberam e auferiram renda superior a R﹩ 22.847,76 deverão declarar imposto de renda e devolver o auxílio emergencial.

“Como já estamos nos últimos dias para o prazo final, a pessoa pode procurar um contador para auxiliá-la na declaração, pois é importante estar respaldada por um profissional da área e evitar problemas com a Receita Federal”, conclui o coordenador da Pitágoras.

Dicas para fugir da malha fina

Os erros mais comuns identificados na revisão do órgão federal são a ausência da declaração de recebimento de aluguel de imóveis, despesas com obras sem nota fiscal, aplicações financeiras como previdência privada e a dedução de gastos com educação.

O primeiro ponto importante é saber que o contribuinte que acabar na malha fina deve prestar esclarecimentos sobre os erros encontrados. Os brasileiros que caem na malha fina podem ficar com o CPF bloqueado, além da inaptidão de receber a restituição do imposto.

Para que não aconteça, a dica é realizar o preenchimento em etapas e acompanhar o status da declaração no site da Receita Federal. Para evitar cair na malha fina, o contribuinte deve reunir os documentos necessários com antecedência.

Leia também | Prazo final para declarar o Imposto de Renda está mantido para o dia 31 de maio; veja dicas de como realizar o procedimento

Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: http://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br


Deixe seu comentário