TRÂNSITO

Uso do cinto de segurança no banco dianteiro cai 43% em Fortaleza

Percentual é observado após suspensão judicial da fiscalização de trânsito por videomonitoramento em Fortaleza, em setembro de 2019

Compartilhe:
27 de maio de 2021
Portal GCMAIS

O Anuário da Segurança Viária de Fortaleza, divulgado neste mês de maio, aponta que o número de pessoas que utilizam o cinto de segurança no banco dianteiro caiu 43%, após a suspensão judicial da fiscalização de trânsito por videomonitoramento, na capital, em setembro de 2019. O relatório mostra que o uso do cinto no banco dianteiro por passageiro vinha crescendo desde 2015, período em que a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) iniciou o monitoramento.

Uso do cinto de segurança no banco dianteiro cai 43% em Fortaleza
Foto: Divulgação ABRAMET

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, Flávio Cunto, professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o uso do cinto é indispensável para a redução de acidentes e vítimas fatais no trânsito. Ouça:

 

A suspensão judicial do videomonitoramento em Fortaleza aconteceu a partir de setembro de 2019, sob a justificativa de violação de intimidade, como explica Antunes Filho, integrante da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana da OAB Ceará.

 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania tentou reverter a decisão judicial tomada em 2019, mas o processo ainda tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife.

No ano de 2020, 193 pessoas morreram no trânsito da Capital e 10.800 ficaram feridas, segundo o Anuário da Segurança Viária. A Organização Mundial da Saúde afirma que usar cinto de segurança reduz o risco de morte entre motoristas e passageiros dos bancos dianteiros entre 45% e 50% no caso de uma colisão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.