Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
DIEESE
Emprego: desligamentos por morte crescem 71% no Brasil em 2021
Desligamento por morte dos assalariados de fevereiro e março deste ano está concentrado na faixa etária de 40 a 49 anos
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 28 de maio de 2021
Emprego: desligamentos por morte crescem 71% no Brasil em 2021
Foto: Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia Real

O número de desligamentos por morte entre os empregados celetistas – cuja relação de emprego é regida pela CLT – cresceu 71% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. É o que aponta um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentado em audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (27).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O relatório também indica que o desligamento por morte dos assalariados de fevereiro e março deste ano está concentrado na faixa etária de 40 a 49 anos. Entre as mulheres, houve um aumento de 82% de mortes de trabalhadoras.

Patrícia Pelatieri, representante do Dieese, afirmou na audiência que a crise da pandemia impactou a renda, e que o salário de um trabalhador de ensino superior, por exemplo, caiu em média 9,1%. Ouça:

 

Conforme o estudo, 70% dos trabalhadores afirmam que em 2021 estão trabalhando mais que a jornada contratada. Segundo a pesquisadora, essa sobrecarga acaba impactando a saúde mental causando ansiedade e estresse.

 

O estudo do Dieese também aponta as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que continuaram com as atividades presenciais, como o risco de ser infectado pela covid-19, seja no trajeto casa-empresa, como também no local em que trabalha.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Com informações da Agência Brasil.


Deixe seu comentário