Na Capital, desde o primeiro dia da campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciada em 18 de janeiro, um total de 900.998 doses de imunizantes foram aplicadas na população. A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, detalha a quantidade disponibilizada.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Desde o início da campanha, 580.207 pessoas receberam a primeira dose, representando 85,8% do quantitativo recebido para D1. Já em relação a segunda dose, 320.791 pessoas foram vacinadas, representando 82,1% de doses recebidas para D2”.
Leia também | Vacinação em Fortaleza acontece em 57 pontos neste sábado (29)
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as segundas doses estão sendo administradas de acordo com a característica de cada vacina. O prazo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 28 dias. Já em relação à AstraZeneca e à Pfizer, o intervalo entre as doses deve ser de 12 semanas.
Segundas doses de CoronaVac
Nesta sexta-feira (28), o Município atendeu no drive de vacinação do Centro de Eventos do Ceará pessoas com a segunda dose de CoronaVac em atraso. De acordo com Ana Estela, foi concluído o agendamento de todos aqueles que constavam no sistema no aguardo da D2 e a Prefeitura está dando uma nova oportunidade ao público que perdeu seu agendamento da segunda dose de CoronaVac ou que ultrapassou a data limite que consta no cartão de vacinação.
Terceira fase da campanha
Nesta semana, a Prefeitura também ofertou uma nova oportunidade para as pessoas da terceira fase com comorbidades ou deficiência que haviam faltado à data de agendamento. Pouco mais de 50 mil pessoas estavam agendadas e não receberam a vacina. Por isso, na última quarta (26) e quinta-feira(27), todos os centros de vacinação aplicaram as doses.
Nos últimos dois dias, os oito pontos de vacinação receberam cerca de 13 mil pessoas pertencentes à terceira fase.
Nesta sexta-feira (28), pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, gestantes e puérperas voltaram a ser agendadas. Segundo a SMS, foram feitos mais de 12 mil agendamentos para a data.
A Prefeitura de Fortaleza identificou algumas pessoas que não tinham informado a sua comorbidade e foram orientadas para que atualizassem o cadastro. A secretária Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, afirmou que após realizadas as alterações, o Município está convocando aqueles que se enquadram nos critérios prioritários.
Balanço
Ana Estela também atualizou o balanço de D1 dos grupos contemplados pela campanha até agora:
Trabalhadores da saúde: 110.406 ou 89,9% da meta.
Idosos acima de 75 anos: 102.934 ou 117,2% da meta.
Idosos de 60 a 74 anos: 244.617 ou 95% da meta.
Profissionais das forças de segurança e salvamento: 9.611 ou 36,9% da meta.
Pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, gestantes e puérperas: 116.565 ou 56,9% da meta.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<