Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Dia da Imunização: saiba a importância de se vacinar
As vacinas são resultados de pesquisas, estudos e testes, sendo seguras para prevenir doenças
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 9 de junho de 2021
Dia da Imunização: saiba a importância de se vacinar
Foto: Rodrigo Carvalho | Prefeitura de Fortaleza

Nesta quarta-feira (09), é celebrado o Dia Nacional da Imunização. A pandemia de Covid-19 reforça a importância da vacinação, não apenas para a doença pandêmica, mas para o controle de outros problemas infecciosos como a coqueluche, meningite, sarampo e pneumonia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O infectologista Emerson Mesquita afirma que a vacinação é um serviço essencial e deve ser mantida mesmo em tempos de pandemia, especialmente para grupos mais vulneráveis como crianças e idosos.

“Para que essa imunidade exista, é muito importante que um grande percentual da população esteja vacinado, por isso a importância de mantermos altas coberturas vacinas. Outro benefício da vacinação é reduzir sobrecargas sobre o sistema de saúde”, complementa Emerson.

Para a coordenadora de ações de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, o trabalho é árduo, mas é possível ver resultados rapidamente. Além disso, a vacina garante a proteção para que a pessoa não adoeça ou para que tenha um desfecho positivo daquela doença. “É melhor ser vacinado, estar protegido do que ocupando leito nos hospitais. O dano não é só para a saúde pública, mas para a sociedade, para todos aqueles que perdem as pessoas amadas ou recebem de volta pessoas com sequelas”, explica.

Conforme Vanessa, os programas de vacinação são os que mais avançam no Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje possui um leque de imunobiológicos que não são acessíveis na rede particular e são disponibilizados gratuitamente na pública. Dentre eles, estão as imunizações contra doenças como pneumonia, meningite, rotavírus, sarampo e, inclusive, a própria Covid-19.

“Não podemos esquecer, também, de outras vacinas contra outros tipos de doença que causaram pandemias e surtos no passado, como a poliomielite. Tudo isso faz parte de 170 anos da história da imunização e do grande trabalho dos profissionais da saúde”, destacou.

As vacinas são resultados de pesquisas, estudos e testes, sendo seguras para prevenir doenças, conforme assegura Vanessa Soldatelli. A coordenadora de imunização destaca o exemplo da Covid-19. “Se as pessoas tivessem tido a oportunidade de se vacinar, não teríamos, atualmente, tantas mortes. Daqui para frente, a Covid vai fazer parte da nossa rotina assim como a Influenza passou a ser. A vacina é segura, é importante e realmente salva vidas. Temos que comemorar muito essa vacina, apesar de termos perdido muitas vidas, todas as pessoas do mundo inteiro serão vacinadas”, disse.

Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa duas campanhas de vacinação simultaneamente: a da gripe (que engloba a imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B) e a da Covid-19. O município também segue normalmente com as vacinas de rotina. “O Dia da Imunização é uma oportunidade para que a população se lembre de procurar o posto mais próximo para atualizar o cartão das vacinas de rotina de adultos e crianças”, completou Vanessa.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário