ARBOVIROSES

20 bairros de Fortaleza recebem reforço no controle de dengue, zika e chikungunya; saiba quais

O foco principal, inicialmente, será nos bairros com maior registro de notificações de casos suspeitos de dengue

Compartilhe:
11 de junho de 2021
Portal GCMAIS

Ao longo de todo o mês de junho, as ações educativas de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, serão intensificadas pela Prefeitura de Fortaleza.

20 bairros de Fortaleza recebem reforço no controle de dengue, zika e chikungunya; saiba quais
(Foto: Reprodução)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O foco principal, inicialmente, será nos 20 bairros com maior registro de notificações de casos suspeitos de dengue. Foi considerado o cenário de casos e circulação viral, podendo haver expansão dentro do bairro ou em novas áreas, dependendo da mudança de perfil epidemiológico.

Entre as ações, estão previstas visitas com orientação das medidas de prevenção e eliminação de potenciais criadouros do mosquito. Além disso, será realizado o controle químico com máquinas portáteis e borrifação nos pontos estratégicos de maior vulnerabilidade, entre outras.

Durante a programação desta sexta-feira (11/06), os bairros Carlito Pamplona, Joaquim Távora, Itaperi, Siqueira e Ancuri serão contemplados com abordagens educativas sobre as medidas de prevenção e cuidados, recolhimento de pneus para serem levados aos Ecopontos, avaliação e eliminação de focos e criadouros do mosquito no entorno das residências e espaços públicos, entre outras atividades.

Apesar da taxa de incidência neste ano ser menor que a do ano passado, 7,3 e 8,0 (casos/100 mil habitantes), respectivamente, os últimos dois meses, abril e maio, apresentaram um crescimento nos casos notificados, conforme Atualpa Soares, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Temos percebido, principalmente no mês de maio, um aumento nas notificações dos casos suspeitos, o que nos traz essa preocupação com a circulação da dengue na cidade, principalmente a do tipo 2”, explicou Atualpa.

De janeiro a maio de 2021, Fortaleza registrou 2.817 casos confirmados de dengue, o que representa uma redução de 40%, comparado ao mesmo período do ano anterior. No entanto, conforme alertou Atualpa Soares, mesmo a capital tendo registado essa queda, “a população, assim como o poder público, deve permanecer em sinal de alerta e reforçar, cada vez mais, todos os cuidados que já vêm sendo adotados no combate às arboviroses”, reforçou.

Relação dos 20 bairros:

Barra do Ceará
Cristo Redentor
Jacarecanga
Praia do Futuro I
Praia do Futuro II
Vizente Pinzón
Bonsusseso
João XIII
Parangaba
Itaperi
Canidezinho
José Walter
Mondubim
Siqueira
Ancuri
Barroso
Cidade dos Funcionários
Passaré
Parque Dois Irmãos
Centro

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.